Por Conceição Nascimento
Motoristas que se dirigirem à Serra sede utilizando a BR 101 na manhã desta segunda-feira (21) devem redobrar a atenção. Moradores, comerciantes e prestadores de serviços que atuam na região promovem uma manifestação, a partir das 6h da manhã, com caminhada ao longo da BR. O trecho a ser percorrido compreende a altura do bairro Campinho da Serra e a sede do município. A concentração será no viaduto de Campinho, e a Polícia Rodoviária Federal já teria sido informada da movimentação, segundo os organizadores do evento.
A manifestação é contra a saída de 12 varas do Fórum da Serra sede para a região de Jardim Limoeiro. Moradores temem que a saída de parte do órgão resulte no esvaziamento da região, onde estão concentrados ainda a sede da Prefeitura da cidade, do Ministério Público (Promotoria da Serra) e a Câmara de Vereadores.
“Nossa manifestação está mantida. Não vamos aceitar a transferência do Forum para a região de Laranjeiras. A manifestação significa um basta que a população da Serra está dando à proposta que foi colocada”, disse a presidente da Associação de Moradores da Serra Centro, Regina Celia Melo Ramos.
Diante da proposta de retirada do Fórum, o prefeito da cidade, Audifax Barcelos (PSB) convocou uma reunião na tarde desta sexta-feira (18) com moradores, representantes de segmentos organizados e da classe política para discutir propostas para a manutenção do órgão na sede do município.
A administração municipal disponibilizou para o Poder Judiciário a sede antiga da Prefeitura, situada na Praça Dr. Pedro Feu Rosa e vai encaminhar a proposta ao presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Sérgio Bizzotto. O imóvel tem aproximadamente 1.000 m² e está localizado a 50 metros de distância do Fórum, podendo abrigar parte da estrutura do mesmo.
O prefeito também vai oferecer a área onde funciona a feira na sede do município para a construção do novo Fórum, uma área de aproximadamente 4.000 metros.