Conceição Nascimento
Desde que anunciou que não realizaria mais obras de duplicação na BR 101, a Concessionária Eco 101, que administra a via, entrou na mira de autoridades e lideranças do Estado. Na Serra, uma manifestação está marcada para o sábado (30), quando as cancelas da praça de pedágio localizada em Chapada Grande poderão ser abertas à livre passagem de veículos. O movimento tem como objetivo pressionar a concessionária a cumprir o contrato de concessão, que prevê melhorias na rodovia, o que inclui obras de duplicação, inclusive na Serra. Já a ECO, em nota, informou que pretende impedir a ação.
O evento é organizado pelo movimento popular, por meio da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e recebeu o apoio de outras entidades e associações. A concentração está marcada para as 8h, em frente à Igreja Matriz, localizada na sede do município. Haverá ônibus para levar os manifestantes até o local da manifestação.
“Vamos abrir as cancelas durante uma hora, pois queremos o cumprimento do contrato, a duplicação do trecho na Serra. Acreditamos que a não inclusão do município entre os beneficiados é fruto de uma movimentação política”, disse Guilherme Lima, coordenador-geral da Amo.
Já Jean Cassiano, presidente da Fams, afirma que é necessário pressionar a Eco a iniciar obras na cidade. “O movimento espera que a Eco 101 cumpra as condicionantes do contrato e execute a duplicação no trecho da Serra. A Eco repactuou obras em várias cidades e deixou a Serra, com mais de 500 mil habitantes, de fora”, questionou.
A vice-presidente da Fams, Mara Almeida, disse que a Eco deve uma explicação ao povo. “Queremos respostas, pois a população não aguenta mais ser explorada, ainda mais quando o preço pago é a vida do ser humano”, esbravejou.
“Vou me reunir com o grupo e convocar para a manifestação. A questão da Eco ter recolhido tanto com esse pedágio e não fez as melhorias previstas”, disse o presidente da Associação dos Motociclistas e Motoclubes do Espírito Santo (Amo-ES) e da MCRota101, José Pedro da Costa.
Segundo a organização do evento, Eco, ANTT e DER foram notificadas sobre a manifestação, bem como a Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos e entidades.
Procurada, a assessoria da Eco 101 informou em nota que não tem conhecimento da ação planejada para o dia 30 e acrescentou que não tem obra prevista para a Serra. “Entretanto, caso a manifestação ocorra de fato, serão tomadas as medidas cabíveis do ponto de vista jurídico, para notificar os responsáveis e impedir a ação”, disse em nota a assessoria da Eco 101.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…