smobile
[secondary_title]

‘maquie&crie’: projeto realiza oficinas gratuitas de maquiagem artística e figurino na Serra

A iniciativa é realizada em escolas públicas e instituições do 3º setor de vários estados do Brasil. Nos últimos meses, cinco instituições em São Paulo receberam as atividades do projeto, que agora chega à Estação Conhecimento, na Serra. Até o final do ano, a programação segue ainda por Paraná e Bahia

- PUBLICIDADE-
maquiagem
Aula que aconteceu no Espaço Caixa Preta de Teatro, em SP. Foto: Victor Yagyu (Coop Audiovisual).

maquie&crie leva a jovens do Ensino Médio de vários estados brasileiros oficinas de maquiagem artística e figurino, além de um importante ciclo de palestras sobre empreendedorismo. O objetivo é qualificá-los para atuarem no mercado artístico-cultural e incentivar a construção de trajetórias mais autônomas. Durante os meses de maio e junho, o projeto ocupou o Instituto Anchieta Grajaú, a Escola Estadual Sebastião de Souza Bueno, o Espaço Caixa Preta e a Escola Estadual Fabio Barreto Doutor, em São Paulo.

Até novembro de 2023, uma série de outras escolas públicas e também instituições do 3º setor dos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Bahia receberão a iniciativa destinada, sobretudo, aos estudantes de 15 a 18 anos; professores e educadores das instituições atendidas também poderão participar. Paralelamente, será disponibilizado um material de apoio em formato digital a todos aqueles, de qualquer canto do país, que tiverem interesse. “O maquie&crie pretende cumprir um papel inspiracional para a carreira de estudantes do Ensino Médio, apontando possíveis caminhos profissionais relacionados ao universo das artes cênicas, da economia criativa, da cultura e do empreendedorismo”, afirma Ítalo Azevedo, gestor cultural da Muda Cultural, produtora responsável pela realização do projeto.

Na cidade de Serra, Espírito Santo, as oficinas tiveram início no dia 04/08 e seguem até 29/09 na Estação Conhecimento de Serra, beneficiando até 150 estudantes. As atividades serão coordenadas por profissionais atuantes, Andressa Oliveira, Ilane Raquel e Munique Benachio.

Durante o período formativo, artistas e empreendedores ministrarão um ciclo de palestras guiadas pelos temas: “Economia Criativa e Contextualização Histórica”, “Você sabe o que é um Backstage?”, “Aprofundamento ao figurino – Carreira, mercado e oportunidades”, “A rotina profissional do maquiador”, “Empreender na prática – primeiros passos de sua empresa”, “Promovendo seus produtos e serviços – Como apresentar o seu negócio?”, “Gestão de carreira – O mercado da maquiagem no Brasil atual” e “Como transformar ideias em projetos?”. As palestras acontecem aos sábados, das 9h às 10h30, e são abertas a qualquer pessoa interessada. Para mais informações, basta entrar em contato com a Estação Conhecimento: (27) 3298-7100.

maquie&crie é uma realização da Muda Cultural, com coordenação pedagógica de Tiça Camargo. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo Boticário.

Para mais informações, acesse: http://maquiecrie.com.br

 

SOBRE A COORDENADORA PEDAGÓGICA

Visagista e caracterizadora atuante há 12 anos no mercado artístico (teatro, TV e cinema), Tiça é especializada na produção de óperas, balés e grandes espetáculos. Desde 2011 atua nas temporadas líricas do Theatro Municipal de São Paulo, onde a partir de 2016 passou a ser visagista residente. Atuou em projetos de cinema como os longas-metragem “Hebe – A Estrela do Brasil” e “Vai Que Dá Certo 2”, dirigidos por Maurício Farias, e “45 do Segundo Tempo”, com direção de Luiz Villaça. No universo da dança, Tiça realizou diversos títulos com o Balé da Cidade de São Paulo.

Atua com treinamento e preparo de jovens da periferia para inseri-los no departamento de visagismo e caracterização nas artes cênicas, bem como treinamento e preparo do elenco artístico através de oficinas e cursos de formação livre de visagismo e maquiagem artística. Atua também na criação, produção e fabricação de adereços, perucas e postiços. Em paralelo, desenvolve o projeto “Naturalização da Beleza”, há seis anos em atividade, que atua como um tratamento terapêutico de beleza, considerando a beleza e seus aspectos num formato holístico e integrativo.

maquiagem
Curso oferecido em São Paulo com as oficineiras Ariane Keszezuk, Gabriela Canato e Kesyane Carriel. Foto: Victor Yagyu (Coop Audiovisual).

 

Serviço:

maquie&crie | Serra, ES.

Dias: de 04/08 a 29/09
Local Estação Conhecimento de Serra (Av. Meridional, s/n – Cidade Continental-Setor Europa, Serra – ES, 29163-512)

SOBRE A MUDA CULTURAL

A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por meio das leis de incentivo.

Há mais de 15 anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimento social privado ou na concepção e desenvolvimento de projetos.

Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.

SOBRE O GRUPO BOTICÁRIO

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, BeautyBox, Vult, O.u.i, Dr. JONES, Truss e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold e sua divisão para o mercado B2B, chamada MultiB. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 15 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 64 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.  A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br.

Lula vem ao ES anunciar investimentos para os capixabas

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar o Espírito Santo nas próximas semanas, com o objetivo de anunciar investimentos...

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716

O Governo do Estado oferta um novo concurso público com 600 vagas destinadas a candidatos com ensino médio completo. A remuneração inicial será de...

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão, o vereador da Serra, Paulinho do Churrasquinho (PDT), protocolou...

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Neste final de semana, o deputado Pablo Muribeca (Republicanos) retomou sua agenda costumeira: muitas críticas, poucas propostas e quase nenhuma ação concreta. Desta vez,...

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Terceiro tipo de tumor maligno mais incidente no País, o câncer colorretal é o foco da campanha Março Azul Marinho, que faz um alerta...

Comunicado – 24/02/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar

Detran vai abrir 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai abrir uma nova edição do programa CNH Social nos próximos meses. A iniciativa, que concede a carteira...

Mais de 50 estudantes de escolas públicas da Serra se destacam na Olimpíada de Matemática

Mais de cinquenta estudantes de escolas públicas da Serra se destacaram na  Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). De acordo com a...