Não durou nem uma semana a barreira de contenção feita emergencialmente pela prefeitura da Serra para impedir que o mar avançasse ainda mais em Manguinhos e derrubasse um poste.
A estrutura amanheceu parcialmente destruída ontem (02). E havia sido feita na última sexta-feira (29), com uso de madeira e areia retirada da própria praia.
Segundo a Prefeitura a estrutura havia sido erguida a pedido da Defesa Civil e contou com acompanhamento da EDP, concessionária de energia. O poste fica no trecho da orla entre o Recanto dos Profetas e o Vagão.
No local já existiu uma rua, que desapareceu com o avanço do mar. Muros, cercas e quintas de diversas casas também estão sendo atingidos pelo avanço da maré. Em algumas residências cujo terreno fica de frente para o mar, já não é mais possível o acesso de veículos. Só a pé e pela praia.
Segundo moradores, a avanço do mar começou a ser notado há 15 anos no trecho e se agravou de 2019 para cá.
O trecho é um dos oito pontos do litoral da Serra previsto no projeto de engordamento das praias apresentado pela Prefeitura, que consiste em preencher com areia locais da orla em que o mar avançou. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o engordamento está sendo em processo de licitação.