A ginecologista e ex-primeira-dama de Serra, Mara Rejane Barcelos, lança neste domingo (22) duas obras que analisam a saúde em Vitória e no Brasil. O evento acontecerá em Jardim Camburi, Vitória, na Casa Stein, das 16h às 19h.
A ocasião será uma tarde de autógrafos dos seus livros: “Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de Colo Uterino no Brasil” e “O Enfrentamento da Sífilis em Vitória (ES) no Quadriênio 2016-2019: Avaliação para a Gestão”.
Exemplares limitados serão vendidos no local. “Essa é uma oportunidade para celebrarmos juntos o lançamento desses livros tão importantes para mim! Sua presença tornará esse momento ainda mais especial”, afirma a autora.
Entusiasmada, a pesquisadora conta que se sente plenamente feliz por poder dar essa contribuição à sociedade, como médica e professora de ensino superior.
“Me sinto realizada. Como professora da graduação e da pós-graduação da UFES, estou muito feliz por apresentar esses dados (muitos já compartilhados sob a forma de artigo original), mas, nesse momento, podendo fazer essa importante entrega à sociedade, no formato de livro, onde compartilho todo o método científico que me permitiu alcançar esses resultados”, detalha Mara Rejane.
A primeira obra é intitulada: “Padrões de Qualidade da Atenção Básica à Saúde no Rastreamento dos Cânceres de Mama e de Colo Uterino no Brasil: Avaliação Externa dos Programas de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ)”.
Segundo a autora, a obra é “uma contribuição para a qualificação das ações de rastreamento e atenção à saúde da mulher, em um contexto social ainda marcado por graves retrocessos na Atenção Primária à Saúde no Brasil”.
Para Mara Rejane, o texto apresenta múltiplas conexões que explicam as desigualdades no acesso e na qualidade das ações rotineiras realizadas em todo o território nacional e nas áreas de abrangência de cada equipe da Estratégia Saúde da Família.
“Como a obra é fruto de uma pesquisa em saúde, com coleta de dados em Unidades de Saúde do Espírito Santo, nosso estado foi bastante participativo e também considerado nos resultados dessa pesquisa. O conjunto de dados levantados pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva, do qual eu fazia parte na época e ainda faço, foi somado aos dados do Brasil, que agora estão sendo compartilhados com a sociedade.”
A segunda obra é intitulada “O Enfrentamento da Sífilis em Vitória (ES) no Quadriênio 2016-2019: Avaliação para a Gestão”. A médica explica que a sífilis é uma doença milenar, mas seu enfrentamento ainda representa um desafio para a gestão e para a assistência à saúde em nível municipal, estadual, nacional e mundial.
De acordo com a especialista, a pesquisa que gerou a obra teve como objetivo geral avaliar as ações realizadas para o enfrentamento da sífilis em gestantes, sífilis adquirida e sífilis congênita, em Vitória. Para isso, foram analisados dados ao longo do quadriênio e descritas as facilidades, dificuldades e contribuições das ações desenvolvidas em cada eixo do plano de enfrentamento da sífilis, na percepção dos profissionais de saúde das 29 unidades de saúde municipais e dos gestores da Rede Municipal de Saúde de Vitória.
“O conjunto de dados apresentados na obra tem aplicabilidade para os setores de saúde e educação, tanto para o município de Vitória quanto para os demais municípios do Espírito Santo, do Brasil e do mundo”, afirma Mara Rejane.
Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O caso ocorreu no…
Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…
Especialistas indicam medidas simples, para garantir que cães e gatos passem pelo verão com um pouco mais de conforto e…
A nova estrutura da EMEF Carla Patrícia representa investimento de R$ 13.144.839,51/ Foto: Samuel Chahoud e Marcelo Pereira A comunidade…
Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…
As medidas podem ser adotadas em casa e trazer economia no consumo mensal/ Foto: Reprodução/ Freepik A alta temperatura no…