A ginecologista e ex-primeira-dama de Serra, Mara Rejane Barcelos, lança neste domingo (22) duas obras que analisam a saúde em Vitória e no Brasil. O evento acontecerá em Jardim Camburi, Vitória, na Casa Stein, das 16h às 19h.
A ocasião será uma tarde de autógrafos dos seus livros: “Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de Colo Uterino no Brasil” e “O Enfrentamento da Sífilis em Vitória (ES) no Quadriênio 2016-2019: Avaliação para a Gestão”.
Exemplares limitados serão vendidos no local. “Essa é uma oportunidade para celebrarmos juntos o lançamento desses livros tão importantes para mim! Sua presença tornará esse momento ainda mais especial”, afirma a autora.
Entusiasmada, a pesquisadora conta que se sente plenamente feliz por poder dar essa contribuição à sociedade, como médica e professora de ensino superior.
“Me sinto realizada. Como professora da graduação e da pós-graduação da UFES, estou muito feliz por apresentar esses dados (muitos já compartilhados sob a forma de artigo original), mas, nesse momento, podendo fazer essa importante entrega à sociedade, no formato de livro, onde compartilho todo o método científico que me permitiu alcançar esses resultados”, detalha Mara Rejane.
A primeira obra é intitulada: “Padrões de Qualidade da Atenção Básica à Saúde no Rastreamento dos Cânceres de Mama e de Colo Uterino no Brasil: Avaliação Externa dos Programas de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ)”.
Segundo a autora, a obra é “uma contribuição para a qualificação das ações de rastreamento e atenção à saúde da mulher, em um contexto social ainda marcado por graves retrocessos na Atenção Primária à Saúde no Brasil”.
Para Mara Rejane, o texto apresenta múltiplas conexões que explicam as desigualdades no acesso e na qualidade das ações rotineiras realizadas em todo o território nacional e nas áreas de abrangência de cada equipe da Estratégia Saúde da Família.
“Como a obra é fruto de uma pesquisa em saúde, com coleta de dados em Unidades de Saúde do Espírito Santo, nosso estado foi bastante participativo e também considerado nos resultados dessa pesquisa. O conjunto de dados levantados pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva, do qual eu fazia parte na época e ainda faço, foi somado aos dados do Brasil, que agora estão sendo compartilhados com a sociedade.”
A segunda obra é intitulada “O Enfrentamento da Sífilis em Vitória (ES) no Quadriênio 2016-2019: Avaliação para a Gestão”. A médica explica que a sífilis é uma doença milenar, mas seu enfrentamento ainda representa um desafio para a gestão e para a assistência à saúde em nível municipal, estadual, nacional e mundial.
De acordo com a especialista, a pesquisa que gerou a obra teve como objetivo geral avaliar as ações realizadas para o enfrentamento da sífilis em gestantes, sífilis adquirida e sífilis congênita, em Vitória. Para isso, foram analisados dados ao longo do quadriênio e descritas as facilidades, dificuldades e contribuições das ações desenvolvidas em cada eixo do plano de enfrentamento da sífilis, na percepção dos profissionais de saúde das 29 unidades de saúde municipais e dos gestores da Rede Municipal de Saúde de Vitória.
“O conjunto de dados apresentados na obra tem aplicabilidade para os setores de saúde e educação, tanto para o município de Vitória quanto para os demais municípios do Espírito Santo, do Brasil e do mundo”, afirma Mara Rejane.
Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…
Divulgação PMES Uma ação da equipe K9 da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de…
Coral Infantojuvenil Vale Música vai apresentar temas do folclore brasileiro no anfiteatro do Parque, no próximo sábado, 10 de maio,…
A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…
Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…
O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…