A marcação de consultas online já está valendo em 14 das 39 unidades de saúde da Serra (abaixo você encontra o detalhamento de quais são eles). Segundo Bernadete, este é um momento de transição, já que na Serra existe a cultura entre moradores de chegarem antes mesmo da unidade abrir às portas (7h), para garantir o atendimento.
Ela afirma ainda, que a secretaria vai manter o atendimento daqueles que chegam sem marcação, pois muitas vezes não dominam smartphones e computadores, em especial a população idosa da Serra; outra questão que está sendo levada em consideração, de acordo com a secretária é a exclusão digital, que atinge uma parcela expressiva da cidade.
Porém, ela confirmou que nas próximas semanas, todas as unidades de saúde da Serra já disponibilizarão a marcação online de consultas médicas. “Essa é uma transição em que as pessoas que vão cedo e fazem fila antes da unidade abrir se acostumem a agendar a consulta pela internet; é uma mudança cultural que precisa ocorrer, mas a gente precisa começar”, disse.
Ela esclareceu que para marcar as consultas, basta o morador da Serra acessar o site da Prefeitura: http://www.serra.es.gov.br/ e clicar no item ‘agendamento de saúde’ na parte superior direita. Uma vez na página, o morador precisa colocar os dados: nº do CPF ou do cartão do SUS e a data de nascimento; e seguir as etapas até escolher a unidade e o serviço de saúde disponível.
Quais unidades já tem marcação de consultas online?
Há dois meses, o agendamento de consultas online começou, disponibilizando o serviço em Manguinhos (clínico-geral e preventivo), Nova Almeida (clínico-geral, pré-natal e puericultura – crianças recém-nascidas até 2 anos de idade), Nova Carapina II (clínico-geral, pré-natal e puericultura – crianças recém-nascidas até 2 anos de idade), Pitanga (clínico-geral e pediatria – de 2 a 17 anos de idade) e Taquara II (clínico-geral e preventivo).
Em seguida, entraram Bairro de Fátima (clínico-geral e pediatria – de 2 a 17 anos de idade), Carapina Grande (clínico-geral, pré-natal, preventivo e pediatria – de 2 a 17 anos de idade), Jardim Carapina (clínico-geral) e Manoel Plaza (clínico-geral).
Com a entrada das Unidades Básicas de Saúde (UBS), disponibilizando vagas para clínico-geral, de Taquara I, Carapebus, Vista da Serra, Nova Carapina I e Laranjeiras Velha. Neste momento, já são 14 unidades que ofertam essa facilidade para o serranos.
As afirmações foram concedidas pela secretária em entrevista ao vivo, que pode ser assistida na íntegra abaixo:
De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…
Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…
Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…
Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…
O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…