O deputado Marcelo Santos, do União Brasil, seguirá no comando da Assembleia Legislativa do Espírito Santo pelos próximos dois anos (2025-2026). Ele foi reeleito presidente da Casa em votação realizada na tarde desta segunda-feira (3). A escolha ocorreu em chapa única.
A composição da Mesa Diretora sofreu alterações, principalmente devido à aprovação da Resolução 10.313 no ano passado, que ampliou o número de integrantes de sete para dez, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Além das posições tradicionais de presidente, 1º e 2º vice-presidentes, e quatro secretários, agora a Mesa passa a contar com um 3º vice-presidente, além do 5º e 6º secretários.
Veja a nova configuração da Mesa Diretora para o próximo biênio:
- Presidente: Marcelo Santos (União Brasil)
- 1º Vice-Presidente: Dary Pagung (PSB)
- 2º Vice-Presidente: Danilo Bahiense (PL)
- 3º Vice-Presidente: Alexandre Xambinho (Podemos)
- 1º Secretário: Hudson Leal (Republicanos)
- 2º Secretário: Janete de Sá (PSB)
- 3º Secretário: Sergio Meneguelli (Republicanos)
- 4º Secretário: Iriny Lopes (PT)
- 5º Secretário: Raquel Lessa (PP)
- 6º Secretário: Coronel Welinton (PRD)
A condução dos trabalhos da sessão ficou por conta do Delegado Danilo Bahiense (PL), tendo Janete de Sá (PSB) como 1ª secretária, responsável por chamar os nomes dos deputados para votar; e João Coser (PT) como 2º secretário, fazendo a confirmação dos votos. Após a votação, Bahiense declarou a vitória de Marcelo. Os novos integrantes da Mesa Diretoria tomaram assento e assinaram o termo de posse.
Vandinho Leite (PSDB), o novo líder do Executivo na Casa, convidou o presidente Marcelo Santos e os demais membros da Mesa Diretora para uma reunião com o governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta, nesta tarde, às 17 horas.