Márcia Lamas comenta decisão da Justiça para seu afastamento

A vice-prefeita da Serra, Márcia Lamas (PSB) divulgou nota na noite desta sexta-feira (25) por meio da qual comentou a decisão judicial que determinou o seu afastamento do cargo, bem como da função de secretária de Educação.

Segundo a nota, Márcia recebeu com surpresa e indignação a decisão da juíza Sayonara Couto Bittencourt, da 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual, que determinou o seu afastamento por 180 dias, mas que considera a decisão injusta por desconsiderar um fator elementar. 

Disse que a Secretaria de Educação não tem comissão de licitação, todos os procedimentos são realizados pela Prefeitura da Serra. Se houve fraude, a responsabilidade não pode ser atribuída à titular da pasta à época.

“Informo à população capixaba que todos os meus atos foram realizados mediante pareceres técnicos da Controladoria e da Procuradoria Geral da Serra. Nunca tomei uma decisão sequer sem amparo legal.

Os fatos questionados se referem ao período de 2009, tendo como um dos requeridos o ex-prefeito Sérgio Vidigal. Eu apenas cumpri uma orientação da Procuradoria em virtude da necessidade de contratação para regular o funcionamento das escolas públicas do município.

Reafirmo que o processo de contratação não tramitou na Secretaria de Educação, pois não há comissão de licitação nesta secretaria, e sim na Secretaria de Administração. A contratação foi realizada pelo menor orçamento apresentado, dentre 11 empresas.

Tomarei as providências necessárias em defesa da minha dignidade e da minha história comprovadamente honrada na Educação.

A Justiça tem que punir e premder bandidos e corruptos. O que vemos hoje são processos paralisados de réus confessos e execrados pela população. O que eu espero da Justiça é que ela se informe melhor sobre os procedimentos licitatórios nas prefeituras antes de decretar sentenças apressadas e destituídas de fundamento”, disse em nota Márcia Lamas.

A ação 

A Operação Moeda de Troca, que em 2010 foi instituída para apurar fraudes em licitações, rebateu na vice-prefeita Márcia Lamas (PSB), que pode ser afastada do cargo em função de decisão judicial a partir de denúncias do Ministério Público. 

Segundo a decisão, divulgada nesta sexta (25), o afastamento deve se manter pelo prazo de 180 dias, não podendo a secretária exercer cargo de confiança neste período. Outros nove nomes são apontados no processo, quando a vice-prefeita ocupava a mesma secretaria.

Segundo a ação, na Serra, as irregularidades foram constatadas por meio de sucessivas contratações da empresa Impacto Máquinas e Equipamentos e Serviços LTDA, pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Educação, cuja titular era Márcia Lamas.

O favorecimento à empresa mencionada foi confirmado por meio de interceptações telefônicas, onde foi constatado que eram geradas situações artificiais de emergência, com o posterior direcionamento da contratação, mediante dispensa da licitação.

Ainda de acordo com a ação, a última licitação ocorrida no município neste período foi a 157/2008, com vigência até 30/06/2009. A partir desta data, a prefeitura passou a realizar contratações de emergência, o que se estendeu até outubro de 2010.

A ação é resultado da ação civil pública oriunda do Ministério Público Estadual.

A reportagem entrou em contato com Márcia Lamas, mas seu celular estava na caixa-postal.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra foi acionada para confirmar o afastamento, mas em nota informou que “A prefeitura Municipal de Serra informa que não foi notificada oficialmente da decisão de afastamento da vice-prefeita, Izolina Marcia Lamas da Silva e, quando for, cumprirá a decisão da justiça. Ressalta que os fatos relacionados ocorreram na gestão 2009-2012, não estando, portanto, ligadas à atual gestão, e que a decisão é cautelar, não havendo ainda posição de mérito a justiça estadual”.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Tamanduá é resgatado em condomínio na Serra

O tamanduá mirim foi encontrado dentro de um condomínio na Serra/ Divulgação Um tamanduá foi encontrado na manhã deste domingo…

17 horas atrás

Homem de 25 é baleado na Serra

Segundo o relato da vítima, dois suspeitos em uma moto passaram atirando/ Divulgação Um homem de 25 foi baleado na…

18 horas atrás

Black Friday: instituto alerta para os golpes mais comuns

A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…

22 horas atrás

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

2 dias atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

2 dias atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

2 dias atrás