Por Conceição Nascimento
Foi dada a largada para o ano eleitoral e as costuras políticas começam a surgir para compor o tabuleiro das eleições de 2016. Uma das especulações que está ganhando força é a mudança no comando da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), que nas próximas semanas poderá ter de volta Márcia Lamas (PSB). Caso se concretize, o mercado político entenderia como um sinal claro de aliança entre o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o seu antigo partido.
A confirmação do nome de Márcia, que é mãe do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), pode representar duas coisas: o respiro que o prefeito precisava para tocar as negociações com outros partidos – como o PMDB – pela indicação do vice, já que o PSB já estaria sendo contemplado com uma pasta forte na administração. Ou um sinal de espaço político para o próprio PSB indicar o vice na chapa eleitoral de Audifax.
Procurado pela reportagem, o presidente municipal dos socialistas, deputado estadual Bruno Lamas, disse que não se pronunciará sobre o assunto. “Não tenho esse direito. Só quem pode falar sobre o assunto é o prefeito Audifax Barcelos”, justificou.
Atualmente a Sedu/Serra tem como secretária Vera Castiglione, que tem um posicionamento mais técnico e que enfrenta rejeição entre os profissionais da educação.
Segundo especulações, o PSB também almeja ocupar a Secretaria de Turismo (Setur), mas o nome indicado não foi bem recebido pelo prefeito. Atualmente a Setur é comandada por Ronaldo Schmidt.
Em nota, a assessoria do prefeito informou que não existe mudança prevista para os próximos dias na equipe de governo, ressaltando que a partir desta segunda (11), Audifax se ausenta da administração para um período de recesso.