Categories: Meio Ambiente

Margens do Contorno de Jacaraípe voltam a ser invadidas

Homem demarca seu lote a margem da obra da rodovia, parada desde 2014. Foto: Bruno Lyra

Por Bruno Lyra

Com obras paradas há quase dois anos, a rodovia do Contorno de Jacaraípe (trecho da ES 010 que ligará ao balneário de Nova Almeida pelo interior) voltou a ser palco de uma nova tentativa de invasão das margens e dos terrenos entre os bairros lagoa e Conjunto Magistrado. Na última terça-feira (24), pessoas faziam a demarcação de lotes com estacas retiradas da vegetação que há no local e fitas plásticas. Alguns também já começavam a pôr fogo na vegetação rasteira capinada no interior dos lotes e as primeiras cabanas precárias já estavam sendo erguidas.

A invasão abrange todo o trecho que foi aberto pelas obras na região de Jacaraípe. Há um trecho da estrada também aberta nas proximidades de Nova Almeida, mas que ainda não foi ligado ao pedaço de Jacaraípe, pois as obras pararam no final de 2014, antes que isto pudesse acontecer.

Sob a condição de não ter o nome divulgado, o Dono de uma fazenda próxima ao trecho já aberto da estrada de Jacaraípe, disse que a movimentação dos invasores começou há cerca de uma semana. Ele teme que os invasores possam chegar ao seu terreno, ou mesmo a desvalorização da região caso se consolide uma ocupação desordenada.

Quem também tem propriedades na área invadida é a Fíbria, que planta eucaliptos na região para abastecer a sua fábrica de celulose em Aracruz, no litoral norte do ES. Na outra vez que as margens do Contorno de Jacaraípe foram invadidas, em setembro do ano passado, os terrenos mais afetados foram os da Fíbria.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Serra (Sedur) disse que já retirou os invasores três vezes e segue monitorando a região. A Sedur diz também que, por ser uma área particular, já acionou o proprietário para manter a vigilância do local e que seguirá monitorando a situação.

Já a assessoria de imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) diz que uma equipe do órgão vai ao local para ver se as invasões não estão na faixa de domínio da estrada, que é de 14 metros em cada margem. Caso confirme o fato, embargará e notificará os responsáveis. Quanto à retomada das obras, não há previsão por falta de dinheiro.

A Fíbria foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou até o fechamento desta edição às 18h da última quarta-feira (25).

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás