Categories: Política

Materiais da campanha eleitoral são depredados

Por  Conceição Nascimento

Tem chamado a atenção de quem anda pelas ruas da cidade a quantidade de placas de propaganda política que estão recebendo atos de vandalismo.

Em alguns trechos da cidade, como Nova Almeida e Serra Sede, nas proximidades de Planalto Serrano e Vista da Serra, todas as placas foram destruídas.

Um dos candidatos que sofrem com as ações é Vandinho Leite, que disputa o cargo de deputado federal pelo PSB. Segundo o coordenador de campanha do candidato, Flávio Serri, a população reprova esse modelo de fazer política. “Em três dias foram quase 200 placas destruídas. Esta conduta mostra o modo de fazer política de cada um”, frisou Serri.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), denúncias sobre esses e outros abusos cometidos durante a campanha eleitoral devem ser encaminhadas para a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), órgão responsável pelo recebimento deste tipo de demanda.

“Não vamos acionar a PRE, deixaremos que a população julgue”, frisou Serri.

 

Justiça eleitoral de olho na propaganda política de rua

A Serra receberá a equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste sábado (13) para verificação de infrações à Legislação Eleitoral nas ruas da cidade, por meio de propagandas irregulares.

Na ocasião, segundo dados do TRE, serão adotadas imediatas medidas cabíveis, tais como a apreensão de material e a detenção e/ou notificação dos responsáveis pelos atos ilícitos.

Segundo informações do Tribunal, A ronda a ser realizada é parte da primeira etapa do planejamento estratégico do NUCOE – Nucleo de Combate à Corrupção Eleitoral. A equipe é composta por um juiz auxiliar eleitoral, um membro da Procuradoria Regional Eleitoral, servidores do TRE/ES, além do apoio de uma viatura da Polícia Militar. Sobre os locais a serem visitados, o TRE não informa antecipadamente.

O que não pode

De acordo com a cartilha divulgada pelo Tribunal, é proibida a justaposição de placas, cuja dimensão exceda 4m2 e o pagamento em troca de espaço. Também é vedada a propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta, fixação de placas, estandartes faixas e assemelhados em postes de iluminação pública e sinalização de tráfego; viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos; nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas; muros, cercas e tapumes divisórios.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

1 hora atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

2 horas atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

2 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

2 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

2 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

2 horas atrás