Categories: Meio Ambiente

Material das turfas é analisado para saber se fogo é criminoso

Bombeiros no combate ao incêndio em 23 de fevereiro: até hoje incêndio não foi extinto. Foto: Bruno Lyra

O incêndio que queima as turfas ao redor do Mestre Álvaro pode ser criminoso. A afirmação é do Corpo de Bombeiros. Segundo a assessoria de imprensa da corporação amostras do material queimado foram coletadas para análise em laboratório.

O objetivo é descobrir que tipo de material inflamável é encontrado na região. A corporação não deu previsão de quando irá divulgar o resultado. As turfas estão queimando há quase dois meses.

De acordo com os Bombeiros, os focos mais intensos estão na região da subestação de Furnas, que fica mais perto dos bairros da grande Carapina e Jardim Tropical. Mas o fogo não foi extinto nas áreas próximas de José de Anchieta, região duramente prejudicada.

Além da destruição ambiental nos terrenos alagáveis, a fumaça vem prejudicando a saúde respiratória da população. Principalmente dos moradores do bairro do entorno. No início de março a presidente da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo a médica Ciléia Martins, disse que o atendimento de idosos e crianças com problemas respiratórios na Serra aumentou de 20% a 30% neste período de incêndio nas turfas. Cileia atende na rede pública e privada do município.

Ciléia atua também no hospital Metropolitano e na rede municipal de saúde da Serra.

Combate

Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, equipes da corporação seguem combatendo diariamente os focos. Mas moradores de José de Anchieta dizem que o combate foi interrompido por mais de duas semanas na região.

A assessoria justificou dizendo que o trabalho é interrompido quando chove. E que os trabalhos não ocorrem sempre na mesma área, dando prioridade aos locais onde o fenômeno não foi controlado.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás