A pandemia causada pelo coronavírus fez com que todas as cidades brasileiras suspendessem as aulas presenciais. Mesmo assim, as redes de ensino já estão se preparando para o possível retorno em 2021. É o caso da Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu), que abriu nesta terça-feira (1°), novas matrículas para crianças de um a cinco anos nas creches municipais. Os pais, mães e responsáveis interessados devem comparecer à unidade de ensino desejada para realizar o cadastro do futuro estudante.
Na Serra, mesmo com a liberação do Governo do Estado para retorno, as escolas continuam sem aulas. E isso deve seguir até 2021, quando os estudantes devem voltar a frequentar o ambiente escolar. De acordo com a Secretaria de Educação, as novas matrículas, que foram abertas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), ocorrerão de 1º a 11 de dezembro, para os grupos IV e V (4 a 5 anos). Já para os grupos I, II e III (0 a 3 anos), poderão ser feitas de 14 a 23 de dezembro.
Para fazer a matrícula, o responsável pela criança precisa ir à unidade escolar, das 8 às 17 horas, levando certidão de nascimento do aluno e comprovante de residência. Vale destacar que os pais de alunos que já pertencem à rede de ensino e vão continuar estudando em CMEI da Serra não precisa procurar a unidade de ensino novamente, pois a vaga já está garantida para 2021. De acordo com a Sedu, a rematrícula foi feita de forma automática.
Sobre as crianças que já foram inscritas no cadastro reserva para vagas em creches, a secretaria destacou que os pais não precisam se preocupar, pois as unidades estão entrando em contato por telefone para marcar o agendamento das matrículas. Nesse caso, é importante destacar, que o responsável pela criança só precisa ir à escola quando for acionado. Antes disso, não haverá atendimento.
Sobre a quantidade de vagas para 2021, a Sedu não disse quantas serão disponibilizadas. Afirmou que, atualmente, a rede municipal de ensino da Serra tem 70.645 alunos e possui 72 creches.
Já as matrículas das crianças oriundas de creches que irão cursar o 1° ano do Ensino Fundamental; bem como dos estudantes da rede municipal do Ensino Fundamental, que serão transferidos para outra escola da rede (transferência interna), ocorrerão do dia 1º de dezembro a 20 de janeiro de 2021.
Essas matrículas, devido à pandemia no novo coronavírus, serão feitas sob agendamento. A unidade de ensino vai entrar em contato com os pais e responsáveis, para agendar data e hora para comparecer à escola, já que os alunos já pertencem à rede municipal e têm cadastros em suas unidades.
De acordo com a Sedu, as novas matrículas para os alunos do Ensino Fundamental, que chegam a Serra de outras redes de ensino serão feitas a partir do dia 26 de janeiro de 2021. Sobre isso, mais detalhes serão divulgados posteriormente.
De CMEI para EMEF:
As matrículas das crianças oriundas de Centro Municipais de Educação Infantil (CMEI), que irão cursar o 1° ano do Ensino Fundamental; bem como dos estudantes da rede municipal do Ensino Fundamental, que serão transferidos para outra escola da rede (transferência interna), ocorrerão do dia 1º de dezembro a 20 de janeiro de 2021. Essas matrículas, devido à pandemia no novo coronavírus, serão feitas sob agendamento. A unidade de ensino vai entrar em contato com os pais e responsáveis, para agendar data e hora para comparecer à escola, já que os alunos já pertencem à rede municipal e têm cadastros em suas unidades.
Estuda em CMEI:
Quem já pertence à rede de ensino e vai continuar estudando em CMEI da Serra não precisa procurar a unidade de ensino novamente, pois a vaga já está garantida para 2021. A rematrícula é automática.
Quem já tem o nome no cadastro de reserva:
Os pais que já fizeram o cadastro nos CMEIs, não precisam se preocupar. Os CMEIs estão entrando em contato para fazer o agendamento das matrículas.
Datas das novas matrículas:
As novas matrículas nos CMEIs ocorrerão de 1º a 11 de dezembro, para os grupos IV e V. Para as crianças de creche (grupos I, II e III) serão de 14 a 23 de dezembro.
Para fazer uma nova matrícula, o responsável pela criança deve comparecer à unidade de ensino, das 8 às 17 horas, levando certidão de nascimento do aluno e comprovante de residência.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…