O medicamento 3 em 1 já está disponível para todos os pacientes diagnosticados com o vírus HIV no Espírito Santo. O produto substitui o tratamento feito com três comprimidos separadamente. Era oferecido apenas aos recém-diagnosticados com o vírus. O Ministério da Saúde enviou 139,5 mil comprimidos para o tratamento dos soropositivos capixabas.
Segundo informações divulgadas pelo Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids no Estado, além de melhorar o quadro clínico do paciente, o novo medicamento gera menos efeitos colaterais.
Apesar do novo produto, o Sistema Único de Saúde continuará distribuindo os três comprimidos, que são consumidos separadamente pelos pacientes que ainda precisam fazer um esquema diferenciado.
Diagnóstico
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde, pelo menos 5.114 pessoas portadoras de Aids recebem os medicamentos antirretrovirais no Espírito Santo e fazem acompanhamento nos 22 Serviços de Referência e Assistência Especializada (Saes) em Aids e Hepatites Virais, localizados em todas as regiões do Estado. Nestes locais, as pessoas podem tirar dúvidas, realizar o teste e receber o suporte em caso de diagnóstico positivo, com a oferta de medicamentos antirretrovirais.
Serra
– Centro de Testagem e Aconselhamento
Rua São José, nº 199, salas 36, 37, 39 e 40, bairro Jardim Limoeiro.
Tel: (27) 3338-6757