A 5ª edição da corrida da Vale, marcada para o próximo domingo (01) às 8h será realizada dentro da área industrial da empresa, no Complexo de Tubarão. É a primeira vez que o evento acontece no local, o que vem gerando polêmica. Ativistas e médicos alertam para o risco com a saúde dos atletas, que farão esforço físico em plena área onde são emitidos pó preto e gases lançados no ar da Grande Vitória.
Da ong SOS Ambiental, Eralton Moreschi, considera a corrida uma ‘afronta’ aos capixabas. “Querem provar que o ar ali é qualidade, mas é uma temeridade. Além da poluição a que atletas de alto rendimento estarão expostos, tem o risco de acidentes”, completa.
Crítica endossada pelo também ativista da SOS, Gílson Mesquita. Especialistas em saúde respiratória, cardiologia e oftalmologia também não consideram adequada a realização da prova no local. “Ninguém vai morrer. Mas é temerário para o sistema respiratório dos atletas, já que é conhecido que os índices de poluição de estão muito acima do que a OMS (Organização Mundial de Saúde) determina como tolerável”, pondera o alergista José Carlos Perini.
Para a pneumologista e pesquisadora da Ufes, Ana Maria Cassati, nem mesmo exercícios na praia e calçadão de Camburí são recomendáveis quando o vento está nordeste, jogando poluentes de Tubarão na direção sul.
“Durante o exercício a demanda por oxigênio é de cinco vezes o normal. Esse ar respirado carrega consigo todas as partículas inaladas. Evidências recentes demonstram que o ferro pode ocasionar sintomas respiratórios e cardiovasculares”, alerta.
O cardiologista Jose Aid Sad lembrou que recentemente o tema foi debatido na CPI do Pó Preto na Assembleia Legislativa e estranhou a realização da prova. “Temos obrigação de alertar as autoridades sobre o risco desse evento”, frisa.
O oftalmologista Ubirajara Moulin destacou que a poluição pode afetar os olhos dos atletas, especialmente os que usam lente de contato.
Vale diz que não há perigo
Através de sua assessoria de imprensa, a Vale diz que mantém um ambiente saudável e seguro em suas instalações tanto para seus empregados quanto para seus visitantes e que não há nenhum risco à saúde ou à segurança dos participantes.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…