Serra, 10 de dezembro de 2017

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 1 de dezembro de 2017 às 8:46

Médicos cubanos cuidam do serrano e se adaptam à cidade


 

Rubem Arzuaga e Mauris Sanches: médicos têm de ir onde há necessidade de atendimento. Fotos: Clarice Poltronieri

Clarice Poltronieri

Mais de cinco mil quilômetros de distância da família e amigos, lidar com um idioma e cultura diferentes: são os desafios dos cubanos que trabalham na Serra pelo programa federal Mais Médicos.

O clínico geral Ruben Arzuaga Aguilar, 28 anos, está no Brasil há três meses e atua na Unidade de Saúde (US) de Vila Nova de Colares, mas mora em Laranjeiras. Em Cuba, na cidade de Granma, ficou sua esposa e o filho de dois anos, além dos demais familiares.

“Dá saudade, mas sair do meu país para trabalhar faz parte do que nos ensinam na medicina: vamos onde precisam de nós. Ganhamos a oportunidade de aprender sobre doenças diferentes, além de conhecer outros povos e culturas. Ano que vem receberei visita de minha esposa e meu filho. Vão ficar três meses”, conta.

Ruben vai trabalhar de ônibus e não deixa de aproveitar as folgas. “Gosto de ver documentários, vou à academia e às vezes num bar ou restaurante com amigos brasileiros e outros cubanos que moram perto”, acrescentando que recebe ajuda de outros profissionais da US quando ele não entende algumas palavras no serviço.    

Atuando na US de Feu Rosa, a clínica geral Mauris Sanches Capó, 26 anos, da cidade de Guantánamo, também não viu dificuldade em se adaptar e frisa que o médico deve estar onde é preciso.  

Solteira, ela fala de sua rotina e planos. “Trabalho, casa, academia. Divido casa com outra médica e nós cubanos moramos perto uns dos outros. Nos fins de semana vamos à praia, ao barzinho e fazemos churrasco. Pretendo ir para outro país quando acabar a missão. Mas também quero casar e ter filhos”, revela.

Segundo a prefeitura Serra, a cidade é a que mais tem profissionais do Mais Médicos no ES – 85 – sendo 47 brasileiros, 32 cubanos, 4 argentinos e 2 bolivianos.




O que você acha ?

Você é a favor do estacionamento Rotativo em Laranjeiras e Serra Sede?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por