Por Clarice Poltronieri
Nas férias todos querem curtir um cineminha e aproveitar aquela agenda de shows. Mas nem sempre o dinheiro dá para tudo. Algumas pessoas, no entanto, têm direito à meia-entrada e nem sabem disso.
É o caso dos professores. No último dia 27 de novembro foi sancionada a lei municipal que assegura meia-entrada para eles na Serra. A lei é válida para profissionais que atuam em todos os níveis de ensino.
Pela lei, os professores pagam meia entrada em cinemas, casas de shows, estádios, ginásios e outros eventos artísticos, culturais e desportivos realizados no município.
A professora Renata Vasconcelos assim que soube da sanção da lei foi ao cinema em um shopping da Serra. “Eu até entrei pagando meia, mas fui maltratada pela funcionária. No início ela disse que meu contracheque não valia por não ser o do mês corrente, mas nem sempre ele chega em dia. Ela só me liberou quando meu marido ameaçou chamar o gerente e mesmo assim, como se estivesse fazendo um favor para mim”, desabafa.
“Frequento shows e cinemas cerca de 4 vezes por mês e acho que acesso à cultura por trabalhadores da educação realmente tem que ser facilitado” comemora o professor Ademir Barcelos Jr.
Em Vitória já há uma lei municipal que beneficia os professores desde maio de 2012. Os professores da rede estadual têm esse direito desde 29 de abril deste ano.
Outros segmentos beneficiados
Estudantes regulares do ensino fundamental, médio, médio técnico profissionalizante, técnico profissionalizante subsequente e ensino superior, Lei Federal nº 12.933/2013 e Lei Estadual nº 10.104/13
Doador de sangue habitual com carteirinha da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Lei Estadual nº 7.737/04
Idosos com 60 anos ou mais, Estatuto do Idoso nº 10.741/2003.
Professores da rede pública e privada de ensino, Lei Municipal n° 4.295/2014
Os estabelecimentos que negarem o direito à meia-entrada podem ser denunciados no Procon da Serra que fica no Núcleo Pró Cidadão em Portal de Jacaraípe Telefone: 3252-7243