Por Thiago Albuquerque
Esforço, treino e dedicação são ingredientes essenciais para formação de um atleta de sucesso. Com apenas 17 anos, o serrano Bruno Conde de Manguinhos, assumiu a liderança do ranking mundial da Federação Mundial de Karatê. Com isso, o karateca se torna o melhor do mundo na categoria Kûmite Junior + 76 kG.
Bruno é líder com 870 pontos, os mesmos que o japonês Rikito Shimada. Em terceiro vem Max Noble da Austrália, com 750 pontos, Marcel Baun da Alemanha com 684 e fechando o top-5, Maxym-Olivier Rivest do Canadá, com 645.
Nesse ritmo o atleta pode continuar sonhando com os Jogos Olímpicos 2020 no Japão. Bruno dedica seus feitos a sua família e ao seu sensei Ubiratan Fonseca. “Estou muito feliz, um trabalho feito por anos. Todo um suor sendo recompensado. Meu sensei que me ensina tudo, minha família que está ao meu lado sempre me apoiando é muito importante. Chegar em 1º do ranking é algo que só me deixa mais motivado a treinar mais forte ainda, continuar com o CrossFit Jacaraípe, que ajuda bastante no meu condicionamento físico”, destaca Bruno.
Em 2016, até o momento o atleta disputou etapas do estadual em Colatina, São Mateus, Jaguaré e Vitória, lutou Copa do Brasil em Minas, Seletiva Nacional em Sergipe, Arnold Classic no Rio de Janeiro, Regional da Bahia, Seletiva Nacional 2 em Goiás, Copa Caminho da Razão, Sul-americano, Pan-americano e Brasileiro. Ao todo ele conquistou 21 medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze.