O influencer digital e senador capixaba, Marcos do Val esteve presente no ato de filiação do ex-juiz, Sérgio Moro em seu partido, o Podemos. De acordo com informações da imprensa nacional, Moro está decidido a ser candidato a presidente da República e já articula alianças que vão desde o MBL ao apresentador de televisão, Luciano Huck.
Do Val ficou reconhecido como um dos membros mais empenhados na chamada ‘bancada da cloroquina’, que apoiou políticas de caráter curanderista do presidente Jair Bolsonaro a medicamentos cientificamente comprovados como ineficazes no combate a Covid-19.
Do Val ainda participou da CPI da Covid e foi um dos parlamentares da tropa de choque governistas que tentou blindar o Governo Federal e utilizou o espaço para continuar promovendo políticas de desarticulação sanitária frente à pandemia. Inclusive protagonizou uma cena bizarra ao dar ‘barrigadas’ – literalmente falando – no deputado Luís Miranda durante o intervalo de uma das sessões.
Nas redes sociais, o senador foi discreto em um ato considerado tão expressivo no cenário político-eleitoral quanto à filiação de Moro. Mesmo que ao fim do discurso de Moro, o senador capixaba tenha subido ao palanque para abraçá-lo.
Ver essa foto no Instagram
Do Val foi eleito em 2018 pelo antigo PPS, atual Cidadania, que fez parte do palanque do governador Renato Casagrande (PSB). Em Brasília, o senador guinou para o bolsonarismo e é tido como um governista leal. Com Moro em seu partido, o senador precisará traçar com cuidado seus próximos passos, até mesmo para não perder espaço e influência no Governo bolsonarista e torna-se inimigo do presidente e seus seguidores.
Desde 2020 o ‘lavajatismo’ e o bolsonarismo romperam oficialmente após a saída do ex-juiz do Ministério da Justiça, sob gravíssimas acusações de que o presidente estaria querendo aparelhar a Polícia Federal. De lá pra cá, de herói, Moro passou a ser considerado um traidor para o público mais fanático do clã bolsonarista.