Categories: Esporte

Menina de 10 anos da Serra é destaque na ginástica capixaba

Alana (na foto com 7 anos), hoje, ocupa as primeiras colocações no ranking da ginástica capixaba. (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Alana Ghisolfi Mota, de 10 anos, assistia a muitos vídeos de ginástica. Fazia cambalhotas, espacate e se inspirava em ginastas famosas, como Natália Gaudio. Passou a se encantar com as danças, as coreografias e tudo o que envolvia a ginástica rítmica e artística. Até que sua mãe a matriculou numa academia.

Assim começou a história da hoje ginasta Alana, de Colina de Laranjeiras. Mesmo com tão pouca idade, ela atua nas duas modalidades desse esporte.

“Eu pratico a Ginástica Artística há quatro anos e a Rítmica há um ano e meio”, conta a atleta. Ela tem uma rotina de treinos que é de 2 horas e meia na Artística e 3 horas e meia na Rítmica. Suas treinadoras são Liliane Yamate e Simone Luiz.

Para se preparar bem e fazer bonito no esporte, a menina adota uma dieta mais saudável. “Evito o açúcar em excesso, como duas frutas diferentes ao dia e sempre bebo bastante água”, conta Alana, que atua na Associação Yamate (Ginástica Artística) e na Sesport Escola de Campeãs (Ginástica Rítmica).

Como toda jovem atleta da ginasta, ela tem as suas fontes de inspiração. “Na artística, me inspiro na Flávia Saraiva, e na rítmica é a capixaba Natália Gaudio”, duas das mais importantes ginastas do Brasil.

Mesmo ainda com pouca idade e há apenas quatro anos no esporte, Alana ocupa por dois anos o 3º lugar no ranking estadual na ginástica artística; já na rítmica, está em 1º lugar no conjunto no Espírito Santo. E não é à toa o seu bom desempenho. A ginasta tem o apoio da família para seguir firme na carreira. “Minha mãe me leva na ginástica e me busca, e os meus pais me apoiam indo para as competições e os torneios em que eu participo”, conta.

Simone Luiz, uma das técnicas de Alana, conta como conheceu a pequena ginasta. “Ela chegou até mim através de uma seletiva de novos talentos, e logo ela se destacou. O fato de ela já ter feito Ginástica Artística ajudou em muitos aspectos na Rítmica, precisando apenas lapidar na parte estética. Alana evoluiu muito nesse um ano e meio de treino e se destaca a cada dia”.

Ginasta se inspira em atletas como Natália Gaudio e Flávia Saraiva. (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Simone, que é atleta de ginástica rítmica há 20 anos e ex-seleção brasileira, relata que a rotina nesse esporte é muito difícil, pois exige repetição dos movimentos e disciplina. “Buscamos a perfeição e, em meio a tudo isso, precisamos ser leves e elegantes”, explica.

Para Simone, o Espírito Santo tem sido destaque nacional e internacional, pois três ginastas capixabas representaram o Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016. “Além disso, Natália Gaudio segue se destacando e está em busca da vaga olímpica para Tóquio 2020”.

E se depender de meninas como Alana, o Espírito Santo e o Brasil têm tudo para dar saltos cada vez mais altos na ginástica.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Arpoador Gastrobar comemora dois anos como referência em música e boa gastronomia na Serra

Foto: divulgação Nesta sexta-feira (4), o Arpoador Gastrobar completa dois anos de funcionamento no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra.…

2 horas atrás

Vereadora quer prioridade no atendimento médico às mulheres vítimas de violência doméstica

Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%). Foto: Divulgação Agência Brasil…

6 horas atrás

Venda de palmito para feriado começa neste sábado (5), na Serra

Foto: divulgação A época da famosa torta capixaba está chegando, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu…

6 horas atrás

Shopping Mestre Álvaro recebe exposição do Projeto Tamar

Foto: divulgação Os amantes da natureza e da preservação ambiental já se programar para conferir a exposição da Fundação Projeto…

7 horas atrás

Prefeitura da Serra abre inscrições para novo mutirão de processos familiares

Foto: divulgação Se você precisa resolver questões familiares de forma rápida e gratuita, a Prefeitura da Serra tem uma grande…

8 horas atrás

Feira Kizomba movimenta Colina de Laranjeiras com arte, gastronomia e shows gratuitos

Além da feira Kizomba com produtos artesanais e delícias da gastronomia, o público poderá curtir shows gratuitos com artistas capixabas,…

8 horas atrás