Dois jovens, de 19 e 18 anos, foram presos acusados de envolvimento no assassinato de Vinícius da Conceição Amarante de Jesus, de 20 anos, ocorrido em outubro do ano passado no bairro Laranjeiras, na Serra. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (9), a Polícia Civil informou que o crime está ligado a disputas pelo controle do tráfico de drogas na região e a rivalidades entre facções.
Os suspeitos foram identificados como Igor Gabriel da Silva, de 19 anos, conhecido como “Menor Bolsonaro”, e Alan Carlos de Souza Elias, de 18 anos, apelidado de “Sombra”. A investigação aponta que ambos seriam membros do Terceiro Comando Puro (TCP) e teriam planejado o homicídio com o objetivo de eliminar a vítima, supostamente vinculada ao grupo rival Primeiro Comando de Vitória (PCV), em uma disputa territorial.
Segundo o delegado Marcelo Brito, adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, Igor foi capturado no dia 28 de outubro de 2023 em sua residência no bairro Vila Nova de Colares. Alan, por sua vez, foi preso em 6 de dezembro, no bairro Divinópolis, também na Serra, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
O homicídio aconteceu na tarde de 21 de outubro de 2023. De acordo com a Polícia Civil, Igor e Alan saíram de um ponto de tráfico no bairro e, ao avistarem Vinícius na rua Nelson Monteiro, iniciaram uma perseguição a tiros. A vítima tentou escapar correndo para uma casa próxima, mas foi alcançada e executada no quintal do imóvel.
Imagens divulgadas pela polícia mostram Vinícius, sem camisa e vestindo bermuda branca, caminhando na rua pouco antes do ataque. Um morador com camisa listrada aparece ao lado de um veículo. Minutos depois, Vinícius surge correndo, tentando fugir. O morador se refugia no quintal de uma residência, o mesmo local onde a vítima tenta se esconder. Os suspeitos aparecem logo em seguida, armados, e disparam contra Vinícius.
De acordo com o delegado, o bairro possui dois pontos principais de tráfico: a Rua 15, controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP) e pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), e a Rua Nelson Monteiro, onde atua o Primeiro Comando de Vitória (PCV). “O crime foi motivado por essa disputa entre os grupos rivais pelo domínio de pontos de tráfico de drogas”, explicou Marcelo Brito.
Os autores do crime utilizaram armas de alto calibre, incluindo uma pistola 9 mm com seletor de rajada e uma .45. A vítima foi atingida por quatro disparos, sendo dois na cabeça e dois no corpo. Durante a prisão de Igor, munições compatíveis com as armas usadas no homicídio foram encontradas. Já Alan foi preso em dezembro no bairro Divinópolis.
A região onde ocorreu o crime enfrenta constantes conflitos devido à guerra entre facções pelo controle do tráfico de drogas. No dia do assassinato, a tensão era tanta que moradores relataram a imposição de um toque de recolher no bairro.
Sob o argumento de mais eficiência e fiscalização aprimorada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou neste mês o…
Em Manguinhos, a tradicional batucada formada por moradores locais agita o balneário até o carnaval todas as sextas-feiras. Crédito: Divulgação…
O cantor Leó Lima é uma das atrações do festival de verão em Jacaraípe, neste sábado (11). O som do…
O programa prevê medidas como conscientização e acesso à vacina. Foto: Divulgação O Espírito Santo conta com a política pública…
O cantor Rômulo Tertúlia se apresenta na cervejaria nesta quinta e a programação conta ainda com degustação de petiscos e…
Saulinho da Academia assina os dois projetos de reforma administrativa da Câmara da Serra. Crédito: Divulgação. Após 22 anos, a…