290 mil estudantes que estudam na rede estadual de ensino serão beneficiados com merenda vinda de produtores capixabas.
Isto porque na tarde da quarta-feira (01), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), assinou o contrato da compra da produção agrícola de mais de 2.500 agricultores familiares capixabas, que são atendidos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
A merenda escolar será destinada a 361 escolas da rede estadual, em 78 municípios capixabas.
Serão investidos, ao longo deste ano, R$ 5,3 milhões, cinco vezes mais que o destinado em 2012, quando foram aplicados R$ 1,19 milhão.
Frutas, hortigranjeiros, laticínios, peixes, estocáveis e agroindustrializados: banana da terra, banana prata, tomate, goiaba vermelha, mexerica, banana passa, pepino, abóbora, batata inglesa, abobrinha, beterraba, inhame, cenoura, aipim, chuchu, tomate, alface, repolho, couve, laticínios, iogurte de morango, iogurte de pêssego, leite em pó, requeijão cremoso, mel em sachê, feijão vermelho, banana passa, pó de café, polpa de abacaxi, polpa de acerola, polpa de goiaba, polpa de morango, polpa de manga e filé de tilápia. Tudo isto estará na merenda escolar das escolas estaduais.
No início de janeiro, a Sedu realizou uma chamada pública para que agricultores familiares oferecessem seus produtos. Neste ano, 16 cooperativas e 06 associações de produtores apresentaram proposta de venda.