Por Gabriel Almeida
Cadeiras e mesas de quiosques na areia, avançando sobre áreas de restinga, que deveriam ser de proteção ambiental. Está é uma cena comum nas praias de Bicanga e Carapebus. O pior é que, em alguns casos, o estabelecimento não recolhe o lixo deixado por seus clientes na praia.
O leitor do Tempo Novo, Silvio Roberto Souza, é um dos que reclamam. Ele diz que o lixo gerado pelos clientes que consomem nas mesas colocadas sobre a areia está sendo deixado na praia. “Como eles (clientes e donos de quiosques) não recolhem o lixo, a maré sobe e leva a sujeira para dentro do mar”, conta.
Silvio ainda disse que a área também deveria ser utilizada por banhistas que não querem consumir nos estabelecimentos. “O banhista perde o lugar na areia por causa das mesas dos quiosques que só podem ser utilizadas por quem está consumindo nos estabelecimentos”, salienta.
Outro morador que não quis se identificar, disse que frequenta a praia de Bicanga toda semana e se depara com essa situação há muito tempo. “Acho um absurdo. Além de sujar toda a areia da praia os quiosques enchem o local onde os banhistas deitam para tomar sol com mesas e cadeiras que é utilizada por quem está consumindo. Mas que não está?”, indaga o leitor.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra que disse que uma ação integrada das equipes de fiscalização será realizada para notificar as irregularidades.