Mesmo com proibição, bares e lanchonetes abrem as portas e ficam lotados na Serra

De acordo com decreto do Estado, bares e lanchonetes não podem abrir ao público até dia 31 deste mês. Foto: Agência Brasil / imagem ilustrativa

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, muitos bares e lanchonetes – que estão proibidos de funcionar abertos ao público – resolveram desrespeitar o decreto do Governo do Estado e abriram as portas, inclusive com música ao vivo, causando aglomerações de pessoas na Serra. Só neste fim de semana, o TEMPO NOVO recebeu diversos relatos e denúncias de moradores que além de indignados, ficaram revoltados com a situação.

A reportagem apurou e confirmou que muitos desses estabelecimentos realmente estavam abertos. O pior de tudo é que grande maioria das pessoas não utilizavam máscara e desrespeitavam o distanciamento social – duas medidas que são extremamente necessárias para conter o avanço da Covid-19. Uma das comunidades que tiveram bares e lanchonetes abertas no fim de semana foi Porto Canoa, durante a noite.

Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, questionou sobre o funcionamento irregular desses comércios. “Estamos no meio de uma pandemia que está matando centenas de pessoas e mesmo assim vi bares e lanchonetes funcionando normalmente e lotado de pessoas. Ninguém estava usando máscara e as mesas umas coladas nas outras. Isso é triste e me revolta”, disse a popular.

O TEMPO NOVO também recebeu denúncias de bares abertos e até com música ao vivo em Parque Residencial Laranjeiras e Colina de Laranjeiras. Pelas redes sociais, cantores e muitos moradores que foram até esses locais publicaram fotos e vídeos em suas redes sociais. Um morador de Laranjeiras também reclama da situação.

“Já acharam a vacina contra a Covid-19? Porque quando vi esses bares abertos, achei que lá estava todo mundo imunizado já. Falta de respeito com as vítimas”, destacou.

Vale destacar que até a tarde desta terça-feira (04), tinham sido registradas 427 mortes pelo coronavírus na Serra, 10.811 pessoas infectadas e 8.948 moradores curados da doença. A Serra é a terceira cidade com mais casos no Espírito Santo e a líder em mortes no estado.

Pelo decreto do Governo do Estado, esses estabelecimentos devem continuar fechados até o final de agosto, podendo funcionar na modalidade delivery.

Prefeitura diz que funcionamento continua proibido e afirma fiscalizar

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra, que afirmou seguir as orientações do governo do Estado no âmbito do combate à pandemia do coronavírus.Atualmente o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes para atendimento presencial, de acordo com decreto estadual, continua vetado no Município da Serra, sendo permitida a abertura de lanchonetes e restaurantes para vendas na modalidade “delivery” ou com entrega no local.

Afirmou ainda que a exceção é para a abertura de restaurantes, no horário entre as 10 e as 16 horas, de segunda a sábado. “A Prefeitura segue orientando o cumprimento das normas de isolamento social e realizou até o último dia 21 de julho 6.150 ações de orientação a bares e restaurantes, sendo o município que mais fiscaliza na Grande Vitória”, afirmou a assessoria de imprensa por meio de nota.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

3 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

11 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

11 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

12 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

12 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

13 horas atrás