Categories: Polícia

Mesmo com queda de 22% nos casos, Serra teve 142 assassinatos ano passado

Homicídios diminuíram na Serra. Foto: Agência Brasil

A Serra foi o 2º município onde mais ocorreram assassinatos no Espírito Santo em 2019. De 1º de janeiro até o dia 31 de dezembro, 142 pessoas foram mortas na cidade. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e, apesar de serem considerados altos, confirmam que os homicídios seguem caindo na cidade.

Segundo a Sesp, em comparação a 2018, a Serra teve uma queda de quase 22% nos casos. Cariacica foi a cidade com mais assassinatos, foram 145 homicídios no ano passado. Vale lembrar que a população cariaciquense é menor que a da Serra.

Quando observado o panorama de todo o estado, a Serra se destaca na diminuição de assassinatos: são 40 mortes a menos do que tinha sido registrado em 2018, quando a cidade chegou a contabilizar 182 casos e era o município onde mais se matava no ES.

A Grande Vitória ainda é a região onde mais gente perde a vida para a violência, com 315 casos de janeiro a dezembro. Além de Cariacica (145) e Serra (142), Vila Velha registrou 116 mortes; Vitória, 72; Guarapari, 28; Viana, 19. Não houve registro em Fundão. Em todo o ES, o número de assassinatos foi de 978, redução de 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 1.108 pessoas foram vitimadas.

Logo no início de 2020, o governador Renato Casagrande (PSB) disse, por meio de suas redes sociais, que essa é a primeira vez, desde o início da série histórica, que o Espírito Santo fecha o ano com menos de mil homicídios. “O resultado indica que temos muito caminho a percorrer no combate à violência, mas também mostra que estamos no caminho certo. Trabalho eficiente de nossas polícias e integração com outras instituições”, explicou Casagrande.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás