Fechado desde março do ano passado, o principal ginásio de esportes da Serra Sede segue sem receber as comunidades que utilizavam o espaço. E o problema maior não é a covid-19, uma vez que outros equipamentos públicos e privados – ainda que com restrições- já vêm recebendo atividades esportivas. Segundo liderança do bairro o ginásio está sem manutenção, o que pode gerar riscos aos atletas que praticam futsal, volei, basquete e até ginástica no local. Já a Prefeitura promete resolver a situação.
Segundo a presidente da Associação de Moradores da Serra Sede, Mery Nunes, o ginásio precisa de melhorias na parte elétrica, esgoto e drenagem. “Quando chove o esgoto volta. Isso também acontece na escola Aldary Nunes e no prédio do CMEI Mônica, que está sem uso desde 2019. As escolas ficam na mesma baixada onde foi construído o ginásio em 2008 e a água vai toda para lá”, explica.
Mery diz ainda que pediu à Prefeitura uma pintura externa, a colocação de uma placa de identificação do ginásio na fachada e a instalação de uma porta mais ampla na entrada. “Isso vai melhorar a circulação de ar internamente e dará mais segurança quando puderem acontecer eventos maiores com presença de público”, argumenta.
De acordo com Mery a ginásio atende pessoas de pelo menos oito comunidades: Serra Sede, Cascata, Planalto Serrano, Vista da Serra, Caçaroca, São Judas Tadeu e São Marcos. Ela esclarece que o fechamento do ginásio em março de 2020 aconteceu por orientação das autoridades de saúde, mas a decisão de mantê-lo sem receber atividades neste momento é da própria Associação de Moradores, dada as condições do espaço.
Além da turma que pratica futsal, volei e basquete, o ginásio também é usado para as atividades de educação física dos alunos da escola Aldary Nunes – que não possui quadra de esportes – e também para ginástica dos atendidos pelo Centro de Convivência dos Idosos na Serra Sede. As arquibancadas podem comportar um público de cerca de 500 pessoas sentadas.
Secretário visita local
“Pedi ao secretário de Esportes (do município) Thiago Carreiro que nos ajudasse. Ele veio até aqui ontem (segunda feira, 19), viu como está o ginásio e prometeu arrumar para que nós possamos abrir em agosto. Mas adotando protocolos de segurança contra a covid. Queremos também receber projetos sociais de escolinha de futebol para crianças carentes e colocar aulas de zumba”, frisa Mery.
Enquanto o espaço não é reaberto, quem usava o local para praticar atividades físicas lamenta. É o caso do morador de Cascata, Leandro Ribeiro, que jogava ‘pelada’ – nome dado a partidas de futebol amador sem estar em contexto de campeonato – com amigos no local há mais de 10 anos.
“A quadra foi pintada e os banheiros reformados em 2019, pouco antes de estourar a pandemia. O ginásio já tinha que estar aberto, pois outras quadras e campos do município voltaram a receber atividades”, argumenta.
A informação de que houve pintura da quadra e melhoria dos banheiros em 2019 foi confirmada pela líder comunitária Mery Nunes. Mas ela diz que o espaço não está em condições de uso por conta dos outros problemas citados acima.
O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer da Serra, Thiago Carreiro, confirmou que esteve presente no ginásio a convite da comunidade na última segunda-feira (19). Thiago, que também é vice-prefeito, disse que o ginásio é um ativo com grande potencial para fomentar o esporte e a cultura além de indutor de desenvolvimento econômico da Serra Sede e entorno com a possibilidade de realizar eventos.
O secretário e vice prefeito disse ainda que fez um plano de ação, em parceria com a comunidade, para fazer as intervenções necessárias para reabrir o ginásio.
Reabertura prevista para 02 de agosto
No final da noite de ontem (20), Thiago deu mais detalhes sobre o que pretende fazer. Confira a íntegra do texto enviado através de aplicativo de mensagem.
“Fizemos uma visita na última segunda-feira e montamos um plano de ação com a Líder da Comunidade. O Ginásio está bem cuidado e isso é mérito dos moradores que se uniram alguns anos atrás e o pintaram por dentro. Temos um problema crônico que com as grandes chuvas e devido o nível do ginásio ser mais baixo que as outras redes de Serra Sede. Ele sofre alagamentos da rede da Ambiental Serra. Para abrir o ginásio vamos, fazer uma faxina geral e melhorar a iluminação interna. Nosso compromisso é abrir até o dia 02 de agosto, e ainda prosseguir com algumas outras melhorias na iluminação e aparência externas”, disse o secretário e vice-prefeito.
Matéria atualizada às 10h e 20 desta quarta-feira (21).
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…