Por Thiago Albuquerque
Líder em homicídio num dos estados mais violentos de um país que é campeão mundial em assassinatos, a Serra vai receber o reforço de 190 Policiais Militares. Os PM’s devem vir da nova turma de recrutas do mais recente concurso do Governo Estadual que ao todo vai colocar mais 1.060 policiais nas ruas do Espírito Santo já nesta sexta (06).
Atualmente a Serra conta com pouco mais de 600 policiais e está na lista dos 10 mais violentos do Brasil. Em declaração numa Audiência Pública ocorrida em Laranjeiras há duas semanas, O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), André Garcia, confirmou que o governo mandaria 190 novos policiais para a Serra até o final do verão, aumentando para 790 o efetivo que atende o município.
Mas o secretário André Garcia não confirmou se estes 190 já virão nesta sexta. “Estamos estudando o aumento do efetivo, mas o número será definido com base em critérios técnicos. A Sesp reconhece a defasagem de policiais na Serra. Porém, vários outros fatores contribuem para a violência e, neste momento, é preciso trabalhar com o que temos em mãos”, pontuou o secretário.
André Garcia informou ainda que, de acordo com os resultados apontados no estudo, será possível verificar se o número de policiais previsto em Lei para a Serra (790) é suficiente para o município. “Sobre a distribuição de mais policiais para a Grande Vitória, a Serra deve receber o maior contingente da região”, concluiu.
Mesmo com o acréscimo de policiais, a cidade continuará abaixo da média do Espírito Santo, que em 2013 era de um policial para cada 452 habitantes segundo estudo do IBGE. Na Serra, se o número chegar aos 790 policiais, será de um policial para cada 593 habitantes.