Notícias

Metalúrgicos capixabas decretam greve e protestam na portaria da Vale em Carapina

Protesto que ocorre na manhã desta segunda-feira, em frente a Vale, em Carapina. Foto: Divulgação

Em uma manifestação realizada em Carapina, na manhã desta segunda-feira (26), metalúrgicos capixabas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. O motivo da paralisação é um pedido de reajuste, que foi feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo (Sindimetal ES) e negado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do ES (Sindifer).

Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, os metalúrgicos realizam uma manifestação na manhã desta segunda-feira, na portaria da Vale – uma das principais empresas que será afetada pela paralisação – em Carapina. O ato pacífico foi decisivo para o anúncio oficial da greve. Vale lembrar, que o edital da paralisação já havia sido aprovado em assembleia na semana passada.

Segundo o Sindimetal, a decisão se deu após o Sindifer negar o pleito dos trabalhadores e apresentar uma proposta “que, além de não conter avanços, com apenas 1% de reajuste salarial, retira 13 cláusulas da atual Convenção Coletiva de Trabalho da categoria”.

É importante lembrar que as empresas afetadas pela paralisação são a Vale, Arcelor, Jurong e Samarco.

Por meio de nota, o sindicato dos metalúrgicos ainda acusa a bancada patronal de “usar a pandemia” para justificar medidas que já vêm sendo tomadas há anos.

“É importante ressaltar que a bancada patronal está usando a pandemia de Covid-19 para justificar o que eles já vêm tentando fazer há muitos anos, mesmo antes de qualquer sinal do novo coronavírus, que é retirar direitos, enfraquecer os metalúrgicos e aumentar ainda mais a precarização da mão de obra. Exemplo que confirma a falácia da Covid-19 está na negociação do ano passado, quando a bancada patronal propôs a retirada de 33 cláusulas da CCT.”

Os metalúrgicos ainda afirmaram que “retirar direitos e reduzir salários trata-se de um plano arquitetado com os empresários dos outros setores, que alinhados ao governo Bolsonaro, querem levar a classe trabalhadora à total miséria e colocar o Brasil no arcabouço da desigualdade social para continuarem lucrando às custas dos empregados” .

Por meio de nota, o Sindimetal-ES informou que “não vai permitir que os trabalhadores sejam ainda mais penalizados pela ganância da classe empresarial”.

“Já basta todos os prejuízos que o governo autoritário de Bolsonaro tem causado ao povo brasileiro. Iremos lutar, como sempre, para defender nossos trabalhadores e garantir que eles tenham melhores salários, mais direitos e mais qualidade de vida”, afirma o texto da nota.

Manifestação em Carapina

Segundo funcionários terceirizados da Vale, que participam da manifestação na portaria da empresa, o ato é pacífico e ainda não há bloqueio para entrada ou saída. Ainda segundo eles, a Norte Sul não foi afetada, já que não houve nenhuma manifestação na via.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

4 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

5 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

5 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

6 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

6 horas atrás

Noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta (22)

Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…

11 horas atrás