Desde o dia 01 de janeiro, a nova Mesa Diretora já está no comando da Câmara Municipal da Serra. Os vereadores serão os responsáveis diretos pela condução dos trabalhos legislativos no biênio 2023-2024. Presidida pelo vereador Saulo Neves, o Saulinho da Academia, a mesa é composta ainda pelos vereadores Gilmar Dadalto (1º vice-presidente); Cleber Serrinha (2º vice-presidente), Elcimara Loureiro (1ª secretária) e Adriano Galinhão (2º secretário). Saulinho foi eleito de forma antecipada pelos colegas parlamentares em agosto de 2022.
Entre os desafios do novo presidente, está à pacificação dos ânimos entre vereadores, que andam exaltados, muito devido à atuação conturbada do ex-presidente, Rodrigo Caldeira, que após perder a eleição de deputado, passou a agir como ‘incendiário’. Além disso, Saulinho vai precisar resgatar a imagem do Parlamento Municipal, isso porque, uma série de medidas impopulares, liderados por Caldeira, foram aprovadas nos últimos meses de 2022, como tíquete de alimentação de mais de R$ 800 e aumento de vagas de vereadores, de 23 para 25. Durante esse processo, Caldeia chegou a censurar a entrada do Jornal Tempo Novo para cobertura de imprensa. Na época, o ato foi classificado pela OAB-Serra como cerceamento da liberdade de imprensa.
Em material encaminhado para a imprensa, Saulinho se disse ciente dos desafios a serem enfrentados e se mostrou animado para a nova missão no legislativo serrano. “Estar à frente da casa do povo por si só já é um desafio considerável, porém, o maior desafio da Câmara de Vereadores é aproximar a comunidade das decisões tomadas em plenário, pois os projetos que passam por lá impactam significantemente na vida das pessoas”, declara o parlamentar. O novo presidente destacou ainda que sua atuação não será isolada: “é necessária uma mesa diretora forte, sempre em busca do melhor para nossa cidade. Essa nova mesa diretora possui esses requisitos”, enfatizou.
Saulinho é de uma família nascia e criada na Serra, e por isso, o novo presidente garante que suas raízes serão fundamentais na dedicação e empenho de fazer jus a confiança que lhe foi atribuída. “Buscarei sempre ter a consciência que o poder emana do povo, pois antes de ser presidente da Câmara eu sou um munícipe, nascido e criado na Serra e pretendo continuar aqui, criando minha família e quero deixar um legado para minha cidade. Uma vez que isso seja feito, me darei por satisfeito em saber que honrei meu compromisso firmado com a população do nosso município”, declara o novo presidente.