A prática de envenenamento criminoso de animais está cada vez mais comum em bairros da Serra e da Grande Vitória.
O tutor chega em casa e observa o seu cão ou gato deitado no chão, muitas vezes o animal apresenta sintomas como vômitos, agressividade extrema, babas ou crises convulsivas, diarreia e até sangramentos. Pronto, envenenaram meu bichinho, o que fazer nestas horas?
Primeiramente vamos entender sobre os venenos. Os efeitos deletérios dos venenos nos animais variam tanto da quantidade ingerida quanto do tipo de veneno usado.
Alguns venenos matam os animais em poucas horas, outros demoram dias para causar o óbito. Existem no mercado vários venenos de livre venda para matar ratos que são responsáveis pela morte de vários animais. Fique alerta.
Outros como o chumbinho são proibidos, mas são encontrados no mercado negro e são comprados principalmente por pessoas que tem o intuito criminoso de envenenar um animal.
Em todos os casos tempo é crucial entre a vida e a morte. Não perca tempo pesquisando na internet tratamentos, leve seu animal direto para um veterinário. Nenhum paliativo é de fato eficaz se não forem feitas as medidas terapêuticas veterinárias realizadas em clínicas ou hospitais com medicamentos sendo dados diretamente na veia.
Uma dica é ter sempre em casa carvão ativado, pois esta é a única medida paliativa que não vai agravar mais o caso de envenenamento. O carvão contribui para que caso ainda haja veneno no intestino do animal que não foi absorvido, o mesmo evitará que isso ocorra.
O produto é facilmente encontrado em petshops e farmácias humanas. Ao perceber que seu animal possa estar envenenado administre o carvão ativado e corra com ele para a clínica veterinária.
Ao contrário do que muitos dizem provocar o vômito não é saudável para o cão ou gato. Isso porque alguns venenos podem causar sérias hemorragias e queimaduras químicas no esôfago e na boca quando fazem o caminho reverso devido ao vômito.
Dar leite também é outro grande erro pois alguns venenos são lipofílicos (se ligam a gordura) e isso possibilita maior rapidez na absorção do veneno pelo intestino do seu pet.
Caso seu animal esteja agressivo pegue-o, enrolando em toalhas, evite o máximo se expor a mordidas pois o veneno pode estar na saliva e boca dele e acabar envenenando você também.
Jogue uma coberta em cima dele, enrole cuidadosamente e coloque-o em uma caixa para levá-lo ao médico veterinário. O mesmo vale para animais que estão tendo convulsões. Se for possível e tiver vômitos recolha um pouco do conteúdo e leve para a clínica, pois muitas vezes o profissional pode observar o veneno neste conteúdo.
Animais que estão vomitando não eleve a cabeça pois podem aspirar o vômito e se asfixiarem. Mantenha a cabeça dele na horizontal. Não o vire de cabeça para baixo pois isso pode causar mais vômitos.
Lembre-se de tentar manter a calma e deixar seu animal calmo pois a agitação pode provocar piora no quadro dele. Tempo é crucial entre a vida e a morte do seu melhor amigo.