Entre Gatos & Vets

Micoplasmose em felinos: conheça a doença da pulga dos gatos

Micoplasmose felina é comumente chamada de doença da pulga ou anemia infecciosa dos felinos. A enfermidade pode passar despercebida e, quando se manifesta, traz sinais preocupantes e, muitas vezes, graves.

É uma doença causada por uma bactéria do gênero Mycoplasma spp que infecta as células do sangue. Nos gatos, há 3 espécies que podem causar a enfermidade. São elas: Mycoplasma haemofelis, M. haemominutum Candidatus, M. Candidatus turicensis. O gato pode ser infectado por diferentes micoplasmas, e o único patogênico é o Mycoplasma haemofelis.

Essas bactérias infectam a superfície das células sanguíneas, mais precisamente a parede dos eritrócitos dos felinos, sendo visíveis em exames laboratoriais de microscopia.

É muito importante entender que essa doença nem sempre se manifesta nos gatos infectados. Apenas 50% dos pets diagnosticados com micoplasmose apresentam sintomas da doença, a outra metade possui o parasita em seu organismo, porém de forma controlada. Assim, muitas vezes a micoplasmose pode aparecer em um exame de rotina, mas isso não significa que seu bichano precisa passar por um tratamento. O veterinário que irá traçar o melhor caminho a ser conduzido.

A principal forma de transmissão do micoplasma é através da pulga infectada. Essa pulga presente no gato irá fazer seu repasto, picar, ingerir o sangue do animal, e a partir desse momento inoculará a bactéria, que passará a atacar as células vermelhas do sangue (hemácias) causando uma importante anemia chamada de anemia hemolítica.

O simples contato com um gato infectado com outro gato saudável não é o suficiente para transmitir a doença, mas se  essa pulga contaminada tiver contato com outro gato, ocorrerá a mesma coisa, fazendo desse gato um portador também.

+ Você sabia que gatos possuem tipos sanguíneos também?

Outra forma de transmissão é via transfusão de sangue (sangue fresco ou armazenados por uma semana, ainda são fontes de risco).

Outros casos, como brigas e agressões, também podem transmitir a micoplasmose felina, mas são muito raros.

Os principais sinais clínicos apresentados de animais com micoplasmose são: icterícia, apatia, fraqueza, falta de apetite, febre, anemia, esplenomegalia (baço aumentado de tamanho), dispneia (falta de ar) e palidez de mucosas.

A micoplasmose pode levar ao óbito do gato, se não tratada corretamente, ou em tempo hábil.

A principal forma de tratamento a administração de antibióticos, apesar de outros medicamentos serem necessários para complementar.

Muitas vezes além do tratamento convencional, haverá necessidade de realizar transfusões sanguíneas.

A prevenção é feita com medicamentos ectoparasiticidas. Converse com seu médico veterinário.

Helvana Fassina

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

5 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

9 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

9 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

13 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

13 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

13 horas atrás