Categories: Arquivo

Mil casas populares até o final do ano

As 179 casas populares em Cidade Continental atenderam moradores das áreas sujeitas a inundação no bairro Novo Horizonte. Foto: Bruno Lyra

Entregar mais mil casas populares até o fim do ano. Essa é a promessa do município, que no final de maio entregou o restante dos 179 imóveis erguidos em Cidade Continental. De acordo com a secretária de Habitação da Serra, Áurea Galvão, estão em construção casas populares em Vila Nova de Colares e no bairro vizinho, Ourimar, e são essas que devem estar prontas até o final de 2015.

“Estão sendo beneficiados moradores que estejam em áreas de risco ou de preservação ambiental. Gente também que está no aluguel social. Em todos os casos, a família deve ser de baixa renda. O objetivo é tirar pessoas de locais inadequados para a ocupação urbana”, pontua.

Questionada se as casas nas áreas de risco e de preservação que ficaram vazias após a saída das famílias não estão sendo invadidas – o que geraria um círculo vicioso, Áurea afirmou que a prefeitura da Serra possui uma equipe de fiscalização para impedir isso. “E quando uma família é atendida, a casa onde ela morava é demolida”, afirma.

“Hoje a Serra possui um déficit de 3 mil moradias para famílias de baixa renda. A expectativa é que consigamos saná-los até o final de 2016. Temos empreendimentos aprovados pelo município dentro do Minha Casa, Minha Vida para Balneário Carapebus, que dependem agora do Governo Federal. Tem ainda projetos tramitando para Jacaraípe e Serra Sede”, enumera.

Escritura

Outra frente tocada pelo município é a regularização fundiária, que na prática significa dar escritura para moradores de áreas ocupadas de forma irregular. “Cerca de 30% da população do município está nesta situação, que impede financiamentos para reforma ou para venda do imóvel. Já fizemos a regularização em Divinópolis, estamos fazendo em São Judas Tadeu. Também vai acontecer em áreas de ocupação consolidadas em Gaivotas, Novo Horizonte, Novo Porto Canoa, Santa Rita, Taquara I e II, Vila Nova de Colares e Jardim Carapina”, ressalta.

Áurea acrescentou que a meta é regularizar 20 mil imóveis, podendo beneficiar cerca de 80 mil pessoas.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

6 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

6 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

7 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

8 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

8 horas atrás