Meio Ambiente

Milhares de peixes mortos são encontrados em lagoa poluída por esgoto na Serra

Fotos de moradores mostram peixes mortos na lagoa. Crédito: Divulgação

Conhecida por sua beleza natural que atrai moradores e turistas, a lagoa de Carapebus amanheceu com muito odor e tomada por milhares de peixes mortos neste domingo (24). A cena trágica foi registrada por moradores que frequentavam o balneário, onde o manancial deságua. O lançamento irregular de esgoto pode ser a causa da mortandade ocorrida neste fim de semana.

Vídeos e fotos recebidos pelo TEMPO NOVO mostram milhares de peixes boiando na água e outros já lançados nas margens da lagoa. Segundo ambientalistas, não se trata de um fenômeno natural, mas há grandes chances da causa ser o esgoto in natura que é jogado há anos nessas águas.

“Isso é uma tragédia, a causa não é natural com toda certeza. Essa situação é fruto da ação humana e bastante provável que seja poluição por esgoto”, disse o biólogo Cláudio Santiago em conversa com a reportagem.

O ambientalista Eraylton Moresch também acusa o lançamento irregular de esgoto como causa da mortandade. Ele ainda culpa a parceria público-privada (PPP) entre a Ambiental Serra e a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) pela ‘ineficácia’ no tratamento e coleta de esgoto. “Certamente (a causa) é a ineficácia da PPP”, disse.

Prefeitura diz que mortes de peixes podem ter sido causadas por esgoto e aciona Ministério Público

A reportagem acionou a Prefeitura da Serra relatando o problema registrado. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, o Município informou que uma equipe esteve nesta manhã de domingo na Lagoa de Carapebus e constatou a presença de lançamento de alguns pontos de esgoto sem tratamento no local, o que pode ser a causa da mortandade de peixes.

Disse ainda que o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, agendou uma reunião no Ministério Público para a próxima quarta-feira (27) para reavaliar os contratos, investimentos e cronograma de ação da Ambiental Serra e da Cesan, bem como a responsabilidade de cada empresa em relação ao lançamento de esgotos sem tratamento na lagoa.

O TEMPO NOVO também entrou em contato com a Cesan, mas não obteve retorno até a finalização deste texto. Caso a demanda seja respondida, a matéria será atualizada.

Vereador cobra análise da água

Anderson (camisa azul) acompanha e cobra solução para problemas relacionados ao esgoto nesta região há anos. Foto: Divulgação

O vereador da Serra, Anderson Soares, acompanhou de perto a situação e disse que irá cobrar análise da água aos órgãos competentes. “Vou enviar ofício aos órgãos competentes cobrando a analise da água”, informou.

Ainda segundo o parlamentar, que mora em Praia de Carapebus e denuncia irregularidades no tratamento e lançamento de esgoto há anos, um helicóptero da Polícia Militar estava fazendo sobrevôo na região da lagoa afetada, mas não se sabe ao certo se a operação está relacionada com a situação ocorrida mais cedo. 

Veja vídeo:

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra vai participar do programa teleconsultas com 12 especialidades médicas no CRE Metropolitano

Ver Post o Programa oferece consultas médicas em diversas especialidades. Foto: N/A Serra está entre os 23 municípios contemplados com…

7 horas atrás

Deputado estadual Vandinho Leite assume liderança do Governo na Ales

Governador Renato Casagrande a esquerda e vereador estadual Vandinho Leite a direita/ Foto: Hélio Filho/ Divulgação O deputado estadual Vandinho…

9 horas atrás

Stação Spacial abre as portas para criação, troca e cultura na Serra

Fredone começou sua trajetória artística no graffiti, inspirado pelo skate e pela cultura hip hop nos anos 1990/ Divulgação A…

12 horas atrás

Lagarto teiú é resgatado em escada de casa na Serra

O animal estava saudável e sem ferimentos/ Divulgação Fiscalização Ambiental Um lagarto teiú foi resgatado na manhã desta sexta-feira (24)…

12 horas atrás

Derrubada do Mastro na Serra nos bairros Pitanga e Santiago no fim de semana

A tradição e a cultura vão tomar conta da Serra neste fim de semana com a Derrubada do Mastro, evento…

13 horas atrás

Sejus confirma prisão de homem detido duas vezes na mesma semana por furto na Serra

Três dias antes de furtar um caminhão, Paul Saymon foi detido suspeito de roubar uma bicicleta/ Reprodução Redes Socias A…

14 horas atrás