Conhecida por sua beleza natural que atrai moradores e turistas, a lagoa de Carapebus amanheceu com muito odor e tomada por milhares de peixes mortos neste domingo (24). A cena trágica foi registrada por moradores que frequentavam o balneário, onde o manancial deságua. O lançamento irregular de esgoto pode ser a causa da mortandade ocorrida neste fim de semana.
Vídeos e fotos recebidos pelo TEMPO NOVO mostram milhares de peixes boiando na água e outros já lançados nas margens da lagoa. Segundo ambientalistas, não se trata de um fenômeno natural, mas há grandes chances da causa ser o esgoto in natura que é jogado há anos nessas águas.
“Isso é uma tragédia, a causa não é natural com toda certeza. Essa situação é fruto da ação humana e bastante provável que seja poluição por esgoto”, disse o biólogo Cláudio Santiago em conversa com a reportagem.
O ambientalista Eraylton Moresch também acusa o lançamento irregular de esgoto como causa da mortandade. Ele ainda culpa a parceria público-privada (PPP) entre a Ambiental Serra e a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) pela ‘ineficácia’ no tratamento e coleta de esgoto. “Certamente (a causa) é a ineficácia da PPP”, disse.
A reportagem acionou a Prefeitura da Serra relatando o problema registrado. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, o Município informou que uma equipe esteve nesta manhã de domingo na Lagoa de Carapebus e constatou a presença de lançamento de alguns pontos de esgoto sem tratamento no local, o que pode ser a causa da mortandade de peixes.
Disse ainda que o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, agendou uma reunião no Ministério Público para a próxima quarta-feira (27) para reavaliar os contratos, investimentos e cronograma de ação da Ambiental Serra e da Cesan, bem como a responsabilidade de cada empresa em relação ao lançamento de esgotos sem tratamento na lagoa.
O TEMPO NOVO também entrou em contato com a Cesan, mas não obteve retorno até a finalização deste texto. Caso a demanda seja respondida, a matéria será atualizada.
O vereador da Serra, Anderson Soares, acompanhou de perto a situação e disse que irá cobrar análise da água aos órgãos competentes. “Vou enviar ofício aos órgãos competentes cobrando a analise da água”, informou.
Ainda segundo o parlamentar, que mora em Praia de Carapebus e denuncia irregularidades no tratamento e lançamento de esgoto há anos, um helicóptero da Polícia Militar estava fazendo sobrevôo na região da lagoa afetada, mas não se sabe ao certo se a operação está relacionada com a situação ocorrida mais cedo.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…