Categories: Meio Ambiente

Milhares de pneus a céu aberto em Limoeiro

A Prefeitura da Serra deu prazo até o próximo dia 17 para a retirada dos pneus do local, já o responsável diz que não tem foco de mosquito. foto: Fábio Barcelos

Por Gabriel Almeida

Um depósito de pneus a céu aberto. Essa é a situação de um terreno que fica na rua Ilma Henriques, em Jardim Limoeiro. Mesmo com a população em desespero por causa do surto do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, este local está com milhares de pneus que podem servir como criadouro para o inseto.

Isso é o que afirma uma moradora do bairro que não quis se identificar com medo de represálias. “Já denunciei várias vezes este verdadeiro foco de mosquito da dengue, mas nada é feito. Isso é um descaso com a saúde pública”, explica.

A popular ainda afirma que mulheres grávidas trabalham ao lado do terreno. “Mesmo com esse perigo da zika ninguém faz nada e o local continua cheio de pneus”, afirma.

O presidente da associação de Moradores de Jardim Limoeiro, Gilmar Nogueira, também está indignado com a situação. “Essa empresa recolhe pneus velhos de todo o Espírito Santo e leva para Minas Gerais para fazer asfalto”, afirma.

A reportagem entrou em contanto com a Prefeitura da Serra que disse que a Fiscalização Ambiental esteve no local na última segunda-feira (07) e notificou os responsáveis para que retirem o material em até 10 dias.

A prefeitura ainda afirmou que através de diversas secretarias, está realizando uma força-tarefa para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti e que na próxima semana esses mutirões serão ainda mais intensificados com o apoio do Exército.

O responsável pelo terreno, João Dias, disse que não existe nenhum foco do mosquito Aedes aegipty no local. “Todos os dias chega e sai pneus aqui do depósito. Não fica nada parado para dar moradia para o inseto aqui”, afirma.

De acordo com João o houve um pequeno acúmulo de pneus no local devido à greve de caminhoneiros. “Só as pessoas que não conhecem nosso trabalho que denunciam, pois sempre tem fiscalização aqui”, explica.

Disque Dengue

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) mantém os serviços do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia sobre focos de mosquito da Dengue, sem se identificar ou pedir alguma ajuda, deve ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate a endemias visitam o local.

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

6 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

14 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

14 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

14 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

15 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

15 horas atrás