Categories: Meio Ambiente

Milhares de pneus a céu aberto em Limoeiro

A Prefeitura da Serra deu prazo até o próximo dia 17 para a retirada dos pneus do local, já o responsável diz que não tem foco de mosquito. foto: Fábio BarcelosA Prefeitura da Serra deu prazo até o próximo dia 17 para a retirada dos pneus do local, já o responsável diz que não tem foco de mosquito. foto: Fábio Barcelos
A Prefeitura da Serra deu prazo até o próximo dia 17 para a retirada dos pneus do local, já o responsável diz que não tem foco de mosquito. foto: Fábio Barcelos

Por Gabriel Almeida

Um depósito de pneus a céu aberto. Essa é a situação de um terreno que fica na rua Ilma Henriques, em Jardim Limoeiro. Mesmo com a população em desespero por causa do surto do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, este local está com milhares de pneus que podem servir como criadouro para o inseto.

Isso é o que afirma uma moradora do bairro que não quis se identificar com medo de represálias. “Já denunciei várias vezes este verdadeiro foco de mosquito da dengue, mas nada é feito. Isso é um descaso com a saúde pública”, explica.

A popular ainda afirma que mulheres grávidas trabalham ao lado do terreno. “Mesmo com esse perigo da zika ninguém faz nada e o local continua cheio de pneus”, afirma.

O presidente da associação de Moradores de Jardim Limoeiro, Gilmar Nogueira, também está indignado com a situação. “Essa empresa recolhe pneus velhos de todo o Espírito Santo e leva para Minas Gerais para fazer asfalto”, afirma.

A reportagem entrou em contanto com a Prefeitura da Serra que disse que a Fiscalização Ambiental esteve no local na última segunda-feira (07) e notificou os responsáveis para que retirem o material em até 10 dias.

A prefeitura ainda afirmou que através de diversas secretarias, está realizando uma força-tarefa para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti e que na próxima semana esses mutirões serão ainda mais intensificados com o apoio do Exército.

O responsável pelo terreno, João Dias, disse que não existe nenhum foco do mosquito Aedes aegipty no local. “Todos os dias chega e sai pneus aqui do depósito. Não fica nada parado para dar moradia para o inseto aqui”, afirma.

De acordo com João o houve um pequeno acúmulo de pneus no local devido à greve de caminhoneiros. “Só as pessoas que não conhecem nosso trabalho que denunciam, pois sempre tem fiscalização aqui”, explica.

Disque Dengue

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) mantém os serviços do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia sobre focos de mosquito da Dengue, sem se identificar ou pedir alguma ajuda, deve ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate a endemias visitam o local.

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 120 anos do Rotary Club Serra Centenário

Em homenagem aos 120 anos do Rotary Club Serra Centenário, a Câmara de Vereadores realiza nesta quinta-feira (8) uma sessão…

12 horas atrás

Mural com 30 mil tampinhas revitaliza entorno do histórico Casarão de Carapebus, na Serra

O Eco Mural, utilizou 30 mil tampinhas plásticas e fica na sede do Instituto Goiamun, que fica no mesmo terreno…

18 horas atrás

Supermercados da Serra podem ser obrigados a exibir validade de produtos em promoção

Alimentos vencidos e estragados estavam sendo vendidos em supermercados da Serra. Crédito: Divulgação Após o escândalo envolvendo a venda de…

18 horas atrás

Festival de Cenas Curtas da Serra abre inscrições para artistas e grupos de teatro

O Festival de Cenas Curtas da Serra está em sua terceira edição e já foi realizado em 2021 e 2023…

18 horas atrás

Corpo de homem assassinado na Serra é encontrado 9 dias após o crime em Feu Rosa

Ozonal Honorato Santos, de 36 anos, foi encontrado morto nove dias após o crime na Serra. Crédito: Divulgação O corpo…

18 horas atrás

Mãe e filha levam MPB e brasilidades a bares da Serra no fim de semana

Suzi Martins divide o palco com sua filha Thais em um duo que vem conquistando o público há cerca de…

18 horas atrás