Ministério da Saúde confirma estudo sobre nutrição de crianças na Serra | Portal Tempo Novo

Serra, 26 de maio de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 2 de maio de 2019 às 13:56

Ministério da Saúde confirma estudo sobre nutrição de crianças na Serra

Por Gabriel Almeida
[email protected]

O estudo realiza coleta de sangue das crianças, além de outras informações. Foto: Divulgação / Sesc

Um estudo que está sendo realizado pelo Governo Federal assustou moradores da zona rural da Serra. Alguns funcionários do Ministério da Saúde foram até as residências dos serranos apresentando pela primeira vez o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), e pediram várias informações sobre os filhos dos proprietários das residências, além de coleta de sangue, que seria feita caso os pais autorizassem. Na última terça-feira (30), o Ministério da Saúde confirmou que os agentes estão passando pela zona rural da Serra para fazer o estudo.

Antes que soubesse disso, muitos moradores estranharam o fato e ficaram com medo de ser algum golpe de pessoas que estavam se passando por funcionários do Governo, já que o projeto não tinha sido apresentado antes para as comunidades. O morador Arce Vieira entrou em contato com o Tempo Novo para realizar o que ele chamou de denúncia e pediu para que a reportagem apurasse e confirmasse se o estudo realmente existia.

De acordo com ele, alguns funcionários foram nas comunidades de Muribeca, Itaiobaia e Calogi até durante a noite para apresentar o projeto. “Uma funcionária do programa chegou ao bairro com um carro preto e está passando nas casas onde possuem crianças para recolher dados nutricionais, avaliação de peso e altura e exame de sangue. Os pais ficaram com muito medo e acharam esse programa suspeito, eles circulam até durante a noite”, relata.

Ainda segundo o morador, os funcionários receberiam de forma gratuita o resultado dos exames de sangue das crianças. “As mães das crianças todas apreensivas procuram os órgãos municipais e estaduais, mas ninguém sabia do programa. Os moradores chegaram a serem orientados a procurarem a Polícia”, disse.

Uma mãe que não quis se identificar disse que ficou assustada com o programa. “Chegaram aqui em Muribeca e foram na minha casa apresentar o programa. Fiquei bem assustada e preferi não participar por medo”, afirma.

Para esclarecer as dúvidas dos moradores e confirmar se o programa realmente existe, o Tempo Novo entrou em contato com o Ministério da Saúde. Por telefone, a assessora que atendeu a reportagem afirmou que não conhecia sobre o Enani, mas algumas horas depois enviou uma nota onde confirmou que o Governo Federal está realizando o primeiro Estudo de Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani).

Disse ainda que o estudo tem o objetivo de traçar o perfil nutricional das crianças menores de 5 anos, além de contribuir com informações sobre aleitamento materno e alimentação infantil.  “O estudo está em fase de coleta de dados em todo o país, onde participam 15 mil domicílios selecionados em 123 municípios”, relata na nota.

O Ministério ainda informou que oEnani é trabalhado em três grandes blocos temáticos: consumo alimentar, antropometria e indicadores bioquímicos e que por isso haverá coleta de dados por meio de questionários, além de medidas das crianças e coleta de sangue em uma subamostra para avaliação de micronutrientes (ferro, vitamina A, D etc.).

A pasta também disse que foram contratados técnicos para a atuação em campo, e pede que os pais contribuam prestando as informações pedidas. “Por meio delas será possível conhecer melhor a realidade brasileira de alimentação sobre aleitamento materno e alimentação infantil, além de dados que vão permitir avaliar o crescimento e deficiências de nutrientes nesse público”, explica.

O ministério finalizou a nota dizendo que a atualização desses dados é voltada para a construção de políticas e programas de saúde e nutrição infantil, que abarcam temas desde desnutrição e obesidade, a padrões alimentares (incluindo aleitamento materno, alimentação complementar e alimentos saudáveis e não saudáveis) a carências de micronutrientes (anemia, hipovitaminoses).

Mais informações sobre o Enani pode ser obtidas através do site do programa.

Abaixo estão os funcionários que irão atuar na Serra e em Vitória, que são os dois municípios capixabas que estão recebendo o programa.




O que você acha ?

Você é a favor do decreto de Bolsonaro que facilitou o acesso às armas?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por