Foi confirmado pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (5), o primeiro caso do novo coronavírus no Espírito Santo. Trata-se de uma mulher de 37 anos, moradora da Grande Vitória, que chegou há 14 dias de uma viagem que fez à Itália. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também confirmou a informação e disse que a mulher está isolada em sua residência.
A Sesa não passou informações sobre nome, bairro e cidade da paciente. A decisão foi tomada por conta de “sigilo médico” e também para não causar pânico na população. De acordo com a Sesa, a mulher voltou de suas férias no dia 20 de fevereiro, começou a apresentar sintomas no dia 22 e logo foi atendida pelas equipes de saúde de um hospital particular. O nome da unidade hospitalar também não foi divulgado.
Ainda segundo a Sesa, a família da paciente não está em suspeita e nem em isolamento. Isso acontece porque eles não apresentaram nenhum sintoma da doença. Vale destacar que o vírus demora 14 dias para ser totalmente eliminado do organismo da pessoa infectada. Após esse período, a vítima já poderá sair de seu isolamento.
Além do caso confirmado, existem outros quatro casos suspeitos no Espírito Santo. Todos eles estão em análise. Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, o primeiro paciente suspeito da doença no Espírito Santo foi um morador da Grande Vitória, que deu entrada na Upa de Carapina no último dia 25 de fevereiro. O homem de 54 anos foi levado para o Hospital Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, onde teve a suspeita descartada e foi diagnosticado com Influenza A.
No total, o Brasil já tem oito casos confirmados da doença. Sete deles são importados, ou seja, as vítimas foram infectadas fora do país, mas um deles a transmissão ocorreu dentro do Brasil. Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Até o momento, os principais sintomas conhecidos são febre, tosse e dificuldade para respirar. Para prevenir a doença, a orientação é ter cuidados higiênicos: lavar as mãos, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, entre outras.
Após a confirmação, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), disse que a população não deve entrar em pânico por conta disso. Na saída de uma coletiva de imprensa, Casagrande comentou sobre a primeira confirmação do Covid-19 no ES, que até então só tinha casos suspeitos.
“Com os cuidados necessários, não é nenhuma razão para ter pânico. Não pode ter pânico, até porque muitas pessoas adquirem o vírus, muitas não; a grande maioria mesmo, como qualquer outro vírus, consegue com naturalidade e com tratamento ultrapassar. Então, não tem que ter pânico, tem que ter prevenção, tem que se cuidar. Qualquer sintoma, procurar uma unidade de saúde”, afirmou.
Vale lembrar que o Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, é uma das unidades de referência para tratamento da doença.
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…