Categories: Notícias

Ministério da Saúde não envia doses e Serra fica sem vacina pentavalente

A vacina é obrigatória para as crianças, mas o Ministério da Saúde não está repassando as doses. Foto: Agência Brasil

Os pais e mães de crianças que forem as unidades de saúde da Serra para imunizar seus filhos com a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza B, não encontrarão nenhuma dose. Isso acontece porque o Ministério da Saúde não está repassando a quantidade suficiente de vacinas para os estados brasileiros, e consequentemente, os municípios ficam afetados.

E o problema não acontece somente na Serra. Para o TEMPO NOVO, a coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis afirmou que tem recebido cota reduzida da vacina Pentavalente por parte do Ministério da Saúde. Para se ter uma ideia, o Governo Federal costuma enviar 16.590 doses, mas no último envio, que foi feito no mês passado, chegaram apenas 7.810 doses.

Com isso, o Estado não consegue repassar as vacinas para os municípios. Segundo a coordenação, assim que as doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde, o Estado irá distribuir imediatamente para os municípios. Vale destacar que a vacina pentavalente precisa ser aplicada em três doses: aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. Além disso, tem um reforço que é feito quando a criança tem um ano e três meses.

Agora em agosto, o Ministério da Saúde enviou para os estados uma nota onde explica o motivo da falta de vacina durante este mês. Segundo órgão, 3,2 milhões de doses da pentavalente, produzidas pela empresa indiana Biological, foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O laboratório teria descumprido requisitos de qualidade.

“O recolhimento e substituição das vacinas foi solicitado à Organização Pan-Americana de Saúde. A previsão é que tudo se normalize até outubro. Serão usadas 9 milhões de doses adquiridas este ano, que estão em processo de chegada”, disse o ministério na nota.

O que diz a Prefeitura da Serra

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra que confirmou a falta de vacina nas 38 unidades de saúde do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas são repassadas pelo Governo do Estado, que recebe as doses do Ministério da Saúde. Disse ainda que a prefeitura aguarda um novo estoque de vacina.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

6 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

10 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

11 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

14 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

14 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

14 horas atrás