Os pais e mães de crianças que forem as unidades de saúde da Serra para imunizar seus filhos com a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza B, não encontrarão nenhuma dose. Isso acontece porque o Ministério da Saúde não está repassando a quantidade suficiente de vacinas para os estados brasileiros, e consequentemente, os municípios ficam afetados.
E o problema não acontece somente na Serra. Para o TEMPO NOVO, a coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis afirmou que tem recebido cota reduzida da vacina Pentavalente por parte do Ministério da Saúde. Para se ter uma ideia, o Governo Federal costuma enviar 16.590 doses, mas no último envio, que foi feito no mês passado, chegaram apenas 7.810 doses.
Com isso, o Estado não consegue repassar as vacinas para os municípios. Segundo a coordenação, assim que as doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde, o Estado irá distribuir imediatamente para os municípios. Vale destacar que a vacina pentavalente precisa ser aplicada em três doses: aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. Além disso, tem um reforço que é feito quando a criança tem um ano e três meses.
Agora em agosto, o Ministério da Saúde enviou para os estados uma nota onde explica o motivo da falta de vacina durante este mês. Segundo órgão, 3,2 milhões de doses da pentavalente, produzidas pela empresa indiana Biological, foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O laboratório teria descumprido requisitos de qualidade.
“O recolhimento e substituição das vacinas foi solicitado à Organização Pan-Americana de Saúde. A previsão é que tudo se normalize até outubro. Serão usadas 9 milhões de doses adquiridas este ano, que estão em processo de chegada”, disse o ministério na nota.
O que diz a Prefeitura da Serra
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra que confirmou a falta de vacina nas 38 unidades de saúde do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas são repassadas pelo Governo do Estado, que recebe as doses do Ministério da Saúde. Disse ainda que a prefeitura aguarda um novo estoque de vacina.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…