Por Conceição Nascimento
Representantes do movimento popular da Serra, Fundão e Aracruz devem se reunir com a promotora Elisandra de Oliveira Olímpio nesta terça-feira (7), às 15h, na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Vitória, para discutir e tentar chegar a um acordo em relação a obras pendentes ao longo da BR 101, rodovia administrada pela Eco 101. A convocação foi feita via documento emitido pelo MPF, com data de 1 de julho.
Esta seria uma tentativa do MPF de intermediar um acordo entre a concessionária Eco 101 e o movimento popular, que organiza para o próximo dia 17 de julho uma manifestação durante toda a manhã, na altura da praça de pedágio, entre Serra e Fundão. Os organizadores prometem interromper o trânsito nos dois sentidos na BR. Populares reivindicam a retomada das obras no trevo de Cidade Pomar, na Serra, melhorias prometidas pela Eco ao longo da rodovia e redução na tarifa do pedágio, entre os municípios de Serra e Fundão.
As informações são do coordenador geral da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) da Serra, Jean Carlo Cassiano. “O movimento popular cansou; vamos fazer com que a Eco respeite o nosso município. Vamos pressionar a Eco a cumprir melhorias no trecho sob sua responsabilidade”, destacou.
Segundo o documento assinado pela promotora Elisandra Olímpio, estão convocados para a reunião representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), da Eco 101, Prefeitura da Serra, Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e Amo.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Eco 101 para se pronunciar sobre o assunto, mas até o momento não obteve retorno.