Especial: pandemia de coronavírus

Ministro da Saúde diz que vacinação contra Covid-19 começa na próxima semana no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no Palácio do Planalto. Foto: Agência Brasil

A tão esperada vacinação contra o coronavírus pode começar na próxima quarta-feira (20), em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a mais de 140 prefeitos durante reunião nesta quinta-feira (14). No entanto, há um detalhe: o prazo somente se tornará realidade caso os imunizantes forem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os gestores da cidade, que participaram do encontro, estão divulgando a informação através das redes sociais.

“De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, publicou o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), em uma rede social.

O TEMPO NOVO apurou que cerca de 140 prefeitos se reuniram virtualmente nesta quinta-feira, com o ministro da Saúde. A reunião foi convocada pelo Ministério da Saúde para tratar sobre estratégias de vacinação no Brasil.

Pouco antes do encontro virtual, o Governo Federal já havia anunciado que previa o início simultâneo da aplicação das doses em todas as capitais brasileiras de três a cinco dias, após a aprovação do uso emergencial das vacinas pela Anvisa.

A pasta classifica esse tempo como necessário, pois as doses precisam ser dividas em lotes e enviadas para as maiores cidades de cada estado. A expectativa é que a Anvisa autorize o uso emergencial das vacinas produzidas pelo Butantan e Fiocruz no próximo domingo (17).

No Espírito Santo, a última previsão repassada pelo Governo do Estado é que a vacinação deve começar até o final de janeiro. Na Serra, a Prefeitura deve seguir o cronograma repassado pelos governos Estadual e Federal. A reportagem entrou em contato com o Município para saber se já existe previsão para a vacinação, mas ainda não obteve retorno.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

32 minutos atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

17 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

19 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

23 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

23 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

1 dia atrás