Especial: pandemia de coronavírus

Ministro da Saúde diz que vacinação contra Covid-19 começa na próxima semana no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no Palácio do Planalto. Foto: Agência Brasil

A tão esperada vacinação contra o coronavírus pode começar na próxima quarta-feira (20), em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a mais de 140 prefeitos durante reunião nesta quinta-feira (14). No entanto, há um detalhe: o prazo somente se tornará realidade caso os imunizantes forem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os gestores da cidade, que participaram do encontro, estão divulgando a informação através das redes sociais.

“De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, publicou o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), em uma rede social.

O TEMPO NOVO apurou que cerca de 140 prefeitos se reuniram virtualmente nesta quinta-feira, com o ministro da Saúde. A reunião foi convocada pelo Ministério da Saúde para tratar sobre estratégias de vacinação no Brasil.

Pouco antes do encontro virtual, o Governo Federal já havia anunciado que previa o início simultâneo da aplicação das doses em todas as capitais brasileiras de três a cinco dias, após a aprovação do uso emergencial das vacinas pela Anvisa.

A pasta classifica esse tempo como necessário, pois as doses precisam ser dividas em lotes e enviadas para as maiores cidades de cada estado. A expectativa é que a Anvisa autorize o uso emergencial das vacinas produzidas pelo Butantan e Fiocruz no próximo domingo (17).

No Espírito Santo, a última previsão repassada pelo Governo do Estado é que a vacinação deve começar até o final de janeiro. Na Serra, a Prefeitura deve seguir o cronograma repassado pelos governos Estadual e Federal. A reportagem entrou em contato com o Município para saber se já existe previsão para a vacinação, mas ainda não obteve retorno.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

1 hora atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

2 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

9 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

16 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

17 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

17 horas atrás