Clarice Poltronieri
A Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi, em Santa Cruz, está promovendo uma campanha de arrecadação de açúcar cristal para manutenção dos 80 bebedouros de alimentação de beija-flores da reserva. Há 30 anos são gastos cerca de 5 kg de açúcar por dia, para alimentar os pássaros que eram cuidados na estação por André Ruschi, cientista e ambientalista capixaba, morto em abril último.
A arrecadação acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e também na reserva, até o dia 31 de agosto. Na Ufes, o açúcar pode ser entregue no Consultores Juniores Associados (CJA – 4009-2619), no CT Junior (Centro Tecnológico – 4009-2680), Ecos Jr (Cemuni – 4009-2740) , EJCAD e na Ecoceano (CCNH – 4009-2616), entidades de que apoiam a campanha.
Também neste mês, os filhos de André, Gabriel e Anita Ruschi, vão realizar no dia 20 de agosto, um sábado, a cerimônia das cinzas de André Ruschi, que serão jogadas no mar ao meio-dia, em frente à reserva. Além de cientista e ambientalista, André era filho e herdeiro intelectual do patrono nacional da Ecologia, o cientista capixaba Augusto Ruschi, que dá nome à reserva.