Tenho sido consultado por pais de crianças e adolescentes sobre formas de monitorar e seguir as pegadas digitais de seus filhos. Com quem estão falando, o que conversam, aonde navegam e o que armazenam em seus celulares ou smartphones.
A verdade é que os pais estão disponibilizando tecnologia para os seus filhos e só depois – ainda assim apenas uma minoria – percebem os perigos.
Alguns aplicativos podem auxiliar os pais a acompanhar as pegadas digitais dos filhos nos dispositivos móveis. A saber:
1- Mspy é um dos aplicativos de monitoramento mais popular do mercado. O App é discreto, funciona em pano de fundo e rastreia toda a atividade do celular monitorado, incluindo localização via GPS, histórico na web, imagens, vídeos, e-mails, SMS, Skype, WhatsApp, o que foi teclado e muito mais. É também o aplicativo mais completo que existe para esse tipo de monitoramento, podendo ser instalado em dispositivos móveis e desktops. O Mspy é pago e pode ser adquirido em http://www.mspy.com.br .
2- ZoeMob é um aplicativo gratuito para teste da TWT Digital Ltda, podendo ser instalado em aparelho com sistema Android ou iOS. O Aplicativo pode ser baixado de forma gratuita e o usuário pode utilizá-lo por até 7 dias com a conta premium, depois desse período o App restringe algumas funcionalidades que só serão liberadas novamente mediante a compra do software.
3- Kytetime é um aplicativo disponível apenas para Android. Ele transforma o smartphone em um dispositivo 100% controlado pelos pais. Além disso, o App oferece rastreamento por GPS, para que os pais tenham sempre a posição exata do filho no mapa da região.
4- Life360 também para Android e iOS é um dos aplicativos mais tradicionais para segurança da família. Oferece tranquilidade aos pais, pois permite que os mesmos saibam a localização de seus filhos em qualquer momento e em qualquer lugar que estejam.
Mas vale ressaltar que a melhor solução para saber o que o seu filho está fazendo na Internet é o diálogo aberto e sincero.