Categories: Meio Ambiente

Morador da Serra protesta após 3 dias sem água

 

Desde o ano passado a comunidade vive drama pela falta d’água. Foto: Edson Reis/Arquivo TN

Neste momento, moradores do bairro Cidade Nova da Serra impedem a saída de dois caminhões pipa da Cesan. De acordo com o líder comunitário Fábio Lopes, o ato é um protesto contra a irregularidade no fornecimento de água no bairro, que há 11 meses depende de caminhão pipa, pois o córrego que abastece a localidade secou completamente.

O bairro Cidade Nova fica na região rural da Serra, próximo à praça do Pedágio na BR 101, já perto da divisa com o município de Fundão. E está entre as localidades do Espírito Santo consideradas em situação crítica devido a superseca que castiga o estado desde 2014.

“Ficamos sem água sexta (03), sábado (04) e domingo (05). Hoje vieram com os caminhões, mas a população está revoltada. Queremos uma solução, que é a ligação ao sistema de abastecimento de Timbuí (bairro do município de Fundão, que fica nas proximidades), pois não dá para depender mais de carros pipa. Está difícil segurar a revolta da comunidade, que está querendo até fechar a BR”, disse o líder comunitário Fábio Lopes.

Segundo Fábio cerca de 900 famílias do bairro estão sendo afetadas, além do grupo de sem terra que há 16 anos está instalado às margens da BR 101 na entrada da comunidade.

A reportagem entrou em contato com Cesan que disse que na última segunda-feira (06) o carro pipa que abastecia a localidade teve um problema técnico e foi providenciado mais um caminhão para reforçar o abastecimento, porém no primeiro carregamento a comunidade apreendeu os veículos, que não puderam trabalhar, o que agravou a situação de abastecimento no local.  Os carros foram apreendidos durante toda a tarde e liberados só à noite, o que agravou a situação do abastecimento, que só pôde ter continuidade no dia seguinte.

A empresa ainda disse que na última terça-feira (07), representantes da Cesan se reuniram com a comunidade de cidade Nova da Serra, na qual foi esclarecido que por conta da crise hídrica que assola o Estado, e que levou o Governo a decretar estado de emergência em diversas localidades, o poço que abastecia o bairro secou.

Durante a reunião, os moradores puderam tirar suas dúvidas e a Companhia reafirmou seu compromisso de atender a comunidade e de buscar uma solução definitiva, e para isso já contratou uma empresa que realizará estudo de alternativas e elaboração de projeto. Enquanto essa solução não se efetiva, a Cesan continuará garantindo o abastecimento de água por meio de carro pipa.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Jovens são mortos a tiros na Serra

Divulgação Dois jovens foram mortos a tiros em uma rua do bairro Jacaraípe, na Serra. O caso aconteceu na noite…

15 horas atrás

Nova Almeida terá shows de graça com Koioty, Banda Cheiro da Cor e muito mais

As atrações musicais escaladas são Koioty, ex-vocalista da banda LUXÚRIA (BA), Banda Cheiro da Cor, Banda Resenha de Pagode e…

16 horas atrás

Carro clonado é apreendido na Serra; motorista foge pulando a cerca

O carro clonado tinha registro de roubo no Rio de Janeiro, datado de 10 de maio de 2024/ Divulgação PRF…

16 horas atrás

Último final de semana com encontro gratuito com a Galinha Pintadinha na Serra

O Circuito da Galinha Pintadinha conta com a personagem gigante com 5 metros de altura/ Divulgação Quem ainda não aproveitou…

18 horas atrás

Fim de semana com temperaturas até 31ºC na Serra

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo O final de semana promete mudanças…

18 horas atrás

“Rainha da Praia”: competição de vôlei feminino acontece neste domingo (26) na Serra

Foto Divulgação A Praia de Jacaraípe, na Serra, será palco neste domingo (26) de mais uma edição do aguardado torneio…

20 horas atrás