Neste momento, moradores do bairro Cidade Nova da Serra impedem a saída de dois caminhões pipa da Cesan. De acordo com o líder comunitário Fábio Lopes, o ato é um protesto contra a irregularidade no fornecimento de água no bairro, que há 11 meses depende de caminhão pipa, pois o córrego que abastece a localidade secou completamente.
O bairro Cidade Nova fica na região rural da Serra, próximo à praça do Pedágio na BR 101, já perto da divisa com o município de Fundão. E está entre as localidades do Espírito Santo consideradas em situação crítica devido a superseca que castiga o estado desde 2014.
“Ficamos sem água sexta (03), sábado (04) e domingo (05). Hoje vieram com os caminhões, mas a população está revoltada. Queremos uma solução, que é a ligação ao sistema de abastecimento de Timbuí (bairro do município de Fundão, que fica nas proximidades), pois não dá para depender mais de carros pipa. Está difícil segurar a revolta da comunidade, que está querendo até fechar a BR”, disse o líder comunitário Fábio Lopes.
Segundo Fábio cerca de 900 famílias do bairro estão sendo afetadas, além do grupo de sem terra que há 16 anos está instalado às margens da BR 101 na entrada da comunidade.
A reportagem entrou em contato com Cesan que disse que na última segunda-feira (06) o carro pipa que abastecia a localidade teve um problema técnico e foi providenciado mais um caminhão para reforçar o abastecimento, porém no primeiro carregamento a comunidade apreendeu os veículos, que não puderam trabalhar, o que agravou a situação de abastecimento no local. Os carros foram apreendidos durante toda a tarde e liberados só à noite, o que agravou a situação do abastecimento, que só pôde ter continuidade no dia seguinte.
A empresa ainda disse que na última terça-feira (07), representantes da Cesan se reuniram com a comunidade de cidade Nova da Serra, na qual foi esclarecido que por conta da crise hídrica que assola o Estado, e que levou o Governo a decretar estado de emergência em diversas localidades, o poço que abastecia o bairro secou.
Durante a reunião, os moradores puderam tirar suas dúvidas e a Companhia reafirmou seu compromisso de atender a comunidade e de buscar uma solução definitiva, e para isso já contratou uma empresa que realizará estudo de alternativas e elaboração de projeto. Enquanto essa solução não se efetiva, a Cesan continuará garantindo o abastecimento de água por meio de carro pipa.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…