Morador de Laranjeiras é mestre no conserto de sanfonas

Toninho do Acordeon mora em Laranjeiras e além de tocar o instrumento, vende, troca e oferece manutenção
Compartilhe:
A oficina de Toninho do Acordeon funciona em Laranjeiras. Foto: Ana Paula Bonelli
A oficina de Toninho do Acordeon funciona em Laranjeiras. Foto: Ana Paula Bonelli
A oficina de Toninho do Acordeon funciona em Laranjeiras. Foto: Ana Paula Bonelli

Por Ana Paula Bonelli

Tradicional instrumento da música do interior brasileiro, o acordeon – conhecido popularmente como sanfona – tem o seu guardião na Serra. Trata-se de Antônio Massi de Lima, o popular Toninho do Acordeon.

O aposentando é apaixonado por concertinas e sanfonas e é a única pessoa que conserta e restaura os instrumentos no município. Ele vende, troca, faz manutenção e ainda indica professor para quem quer aprender a tocar o ritmo nordestino.

O contato com o acordeon vem desde garoto. “Sempre gostei. Aprendi a tocar e mexendo daqui e dali passei a dominar o instrumento não só na hora de fazer música, mas também na hora de montar e desmontar”, detalha.

Acordeon de oito baixos de 1952 que veio do norte do Estado para manutenção. Foto: Ana Paula Bonelli
Acordeon de oito baixos de 1952 que veio do norte do Estado para manutenção. Foto: Ana Paula Bonelli

Toninho, que considera o negócio como um ‘hobby’, trabalha com concertinas e acordeons há cerca de oito anos. “Vendo instrumentos para todo o Brasil. Já foram acordeons daqui para Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina, além de municípios do interior do Estado como Fundão, Aracruz, Linhares e Domingos Martins”.

Ele também afina acordeon e possui peças de reposições como correia, case, paletas e reforma de fole.

A oficina de Toninho também fica em Laranjeiras. Ele possui vinte acordeons, uma concertina e três teclados, todos para vender. Com um detalhe importante, todas são originais de fábricas como Scandalli, Sonelli, Minuano, Cantarini e Todeschini. “Tenho instrumentos com vinte, trinta anos de história, todos originais e únicos”, frisa.

Dicas

Em 2014 foram vendidos dezoito acordeons. “Este ano já comercializei nove”. Toninho tem acordeon de 40, 80 e 120 baixos e dá a dica: “Para quem quer aprender a tocar sempre indico o de 80. Não é difícil tirar as notas na sanfona, basta ter força de vontade que o aprendizado é garantido”, aconselha.

Os valores dos instrumentos variam entre R$ 2,5 mil e R$ 7 mil. O espaço do Toninho do Acordeon fica na rua Euclides da Cunha, nº 245, atrás do Banestes. O telefone de contato é o 99995-7379.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também