Gabriel Almeida
Moradores de Costa Bella estão revoltados com várias manilhas que estão despejando esgoto diretamente no mar. Segundo eles, o problema é antigo e isso afasta turistas da orla do bairro já que o mau cheiro no local é forte.
Um morador da comunidade que não quis se identificar disse que o problema é antigo e parece não ter fim. “Esse esgoto caindo direto na praia só afasta mais os banhistas aqui de Costa Bella”, pondera.
O morador ainda disse que já entrou em contato com a Cesan, mas nada foi resolvido. “Já entrei em contato uma vez com a Cesan mas até hoje nada foi feito e o esgoto continua jorrando para dentro do mar. Como podemos deixar nossos filho tomar banho nesta área da praia?”, indaga.
A reportagem entrou em contato com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) que disse por meio de nota que no bairro Costa Bela não há rede de esgotamento sanitário e de acordo com a Lei Estadual 7.499/2003, onde não há rede de esgoto disponível o morador deve utilizar fossa. O vazamento pode estar relacionado a ligações irregulares na rede de drenagem de água da chuva, que é responsabilidade da Prefeitura da Serra.
As obras para universalização do serviço de esgotamento sanitário no município da Serra já estão em andamento por meio de uma Parceria Público Privada feita pela Companhia. Mais de 30 mil novos imóveis já estão interligados ao sistema e a meta é que o serviço chegue para toda a população em até nove anos.
Já a Prefeitura da Serra disse que as obras que garantem os serviços de coleta, tratamento e destinação final do esgoto no município da Serra estão em execução por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A região de Jacaraípe é uma das prioridades. A cobertura dos serviços no município será universalizada nos próximos anos. Uma equipe de fiscalização ambiental vai ao local identificar a situação e tomar as providências cabíveis.