Categories: Meio Ambiente

Morador diz que sede da APA Jacuném é mal aproveitada

Luciano Flores reclama do fechamento nos finais de semana. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro

Inaugurada há um ano com um custo final de aproximadamente R$ 2,1 milhões, a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da lagoa Jacuném em Barcelona se reduziu a um deck com vista para uma lagoa poluída. É o que afirmam moradores vizinhos. Eles reclamam que não há funcionários no local para receber e orientar os visitantes sobre a reserva, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Morador da região há 30 anos, o professor Alessandro Valadares diz já não visitar o local com sua família. “Apesar de conhecer bem a região, quando estive na inauguração fiquei encantado com a possibilidade de ações principalmente com as crianças. Hoje o que se vê é um grande Deck com vista para uma lagoa poluída e mal cheirosa”, critica.

O também morador do bairro, Luciano Flores, também reclama da subutilização do espaço. “É bonito você ter um Deck dentro do bairro com vista para Lagoa Jacuném, mas isso é pouco. Em meio a uma crise hídrica, vemos uma lagoa totalmente poluída e fedorenta. Não há nenhuma ação de despoluição da mesma e de suas nascentes”, lamenta.

Ainda segundo Flores, ações como de replantio de árvores nativas ou de limpeza de lixo nas margens da Jacuném, seriam importantes para despertar principalmente nas crianças, uma atenção maior para o problema.

Já a Prefeitura nega que a sede da Apa esteja subutilizada. Através da assessoria de imprensa afirma que no local são feitas visitas monitoradas, palestras, exposição de animais empalhados e de fotos, além de mosaicos ecológicos. Também há capacitação para servidores.  Todos os projetos estão abertos às comunidades.

Informou ainda que A APA Jacuném está aberta ao público segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e que visitas monitoradas devem ser agendadas no e-mail apa.jacunem@gmail.com e nos tels. 3291-2400 ou 3241-8358.

 

Tags: Apajacunem
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

7 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

8 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

8 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

8 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

8 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

9 horas atrás