O problema é antigo e acontece nas linhas 501, 516 e 551 que saem do Terminal de Jacaraípe e passam pela Rodovia ES 010
Ana Paula Bonelli
Superlotação e espera de quase uma hora nos horários de pico, pela manhã e no final da tarde. Esta é a saga dos usuários do Transcol que moram nos bairros que ficam às margens da Rodovia ES 010, na Serra e precisam pegar o transporte para trabalhar em Vitória. O problema acontece nas linhas 501, 551 e 516 que saem do Terminal de Jacaraípe com destino à Itaparica e Ibes.
Enza Leticia Santos Silva mora próximo ao Terminal de Jacaraípe, no bairro Curva da Baleia e utiliza diariamente a linha 501. “Embarco às 05h42 ou 5h50 em frente ao condomínio da Rossi. Nestes horários já está lotado. Fico com pena das pessoas que moram no condomínio Viver Serra lá no bairro Jardim Limoeiro. Para quem mora nos bairros ao longo da ES 010 é um sufoco. Sempre há reclamação dos passageiros, pois muitos ficam sem conseguir embarcar. Na linha 516 mal embarco, pois demora um pouco para passar. Para voltar para casa, às 17h, é o mesmo sufoco”, reclama.
Moradora do condomínio Viver Serra, em Jardim Limoeiro, Danielly Alexandre, diz que para pegar qualquer ônibus que vem de Jacaraípe é uma loucura. “Vem superlotado e sem condições de entrar. Fico esperando mais de meia hora para conseguir entrar no ônibus com meu filho. São poucas linhas e poucos coletivos para tantos usuários. Tem um monte de condomínio novo nessa rota. Tinham que aumentar a quantidade de ônibus”, cobra.
Outro usuário que está revoltado com a situação é Elton Diolino Barros. Ele mora no condomínio Parque dos Pinhos, também em Limoeiro. “De segunda a sábado preciso pegar essas linhas nos primeiros horários da manhã. A demanda de moradores que se mudaram para Feu Rosa, Jardim Limoeiro, Chácara Parreiral e Camará aumentou. Por estar lotado, muitas vezes os motoristas nem param. Chego com uma hora de antecedência para poder pegar o ônibus e chegar no horário certo no trabalho. Já pedimos a Ceturb (Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória) várias vezes e nada foi feito. Eles dizem que vão fazer pesquisa e fica por isso mesmo”, lamenta.
O problema da superlotação dessas linhas já foi noticiado pelo Tempo Novo em outras ocasiões nos últimos três anos, onde a Ceturb disse por meio de sua assessoria de imprensa que iria realizar estudo nas linhas para verificar se existia necessidade de ajustes. Em contato novamente com o órgão esta semana, a resposta foi a mesma.
Promessa de protesto até problema ser resolvido
O presidente da Associação de Moradores de Jardim Limoeiro, Gilmar Nogueira disse que várias reuniões já aconteceram com a Ceturb, mas sem qualquer resultado. “Vamos fazer um abaixo assinado e iniciar uma onda de protestos até conseguirmos resolver este problema. Temos um pedido de um circular em Jardim Limoeiro, que sairia de Carapina e passaria pelos condomínios Parque dos Pinhos, Florata, Viver Serra e outros. Mas a Ceturb argumenta que não tem demanda e que passam muitos ônibus na ES 010”, relata.
Gilmar acrescenta que o Terminal de Jacaraípe foi inaugurado em 2008 e de lá para cá mais seis condomínios foram entregues na região. “É uma média de 8 a 10 mil moradores a mais na rota dos coletivos. Vamos fazer manifestação uma vez por semana até sermos atendidos. Parece que só assim que eles atendem”, completa.
Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…
Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…
A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…
Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…
O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…