Por Gabriel Almeida
Falta de ventilação, infiltrações e muitos assaltos. Esses são alguns dos problemas que os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Jardim Bela Vista, região de Serra-Sede, tem que enfrentar durante o ano letivo.
Para se ter uma ideia da situação, que segundo moradores está crítica, quando chove muito forte e os alunos estão dentro da sala, as aulas tem que ser canceladas devido às infiltrações que alagam o local.
Isso é o que afirma Rosenir das Dores, que tem um filho que estuda na escola. “Basta chover forte que meu filho chega em casa avisando que as aulas foram canceladas. Isso é um absurdo! Nossos filhos perdem aula por falta de atenção do município”, explica.
Rosenir ainda disse que a escola sofre com vândalos que “infernizam” os professores e quebram o telhado que já não é bom. “Quando tinha vigia a situação era bem diferente, mas agora a escola está totalmente abandonada”, afirma.
Além dos moradores do bairro sofrerem com as péssimas condições que se encontra a unidade de ensino da comunidade, a falta de iluminação do bairro também deixa a desejar.
Eronice Lopes mora no bairro há 23 anos e disse que a situação só piora. “A iluminação aqui no bairro ainda é amarela e é muito fraca. As avenidas são largas e estas lâmpadas não dão conta de clarear”, reclama.
Outro problema é a quadra do bairro que está com a obra parada há meses. “A estrutura vai acabar se deteriorando por estar tanto tempo parada”, disse um morador que não quis se identificar.
Questionada sobre a iluminação precária em Jardim Bela Vista, a Prefeitura da Serra disse que a previsão é que todas as lâmpadas do bairro sejam trocadas ainda este ano.
Já sobre a quadra, a Prefeitura afirmou que o material para a obra já foi adquirido e a intervenção será iniciada em breve.
Rotina de assaltos prejudica ensino
Na última terça-feira, dia 19, a escola sofreu mais uma vez com assaltos e depredações. Foram levados mais de 10 ventiladores e ainda foram quebrados vidros de janelas da unidade de ensino.
Segundo moradores, os vândalos invadem a escola pulando os muros, já que não há mais vigilantes no local durante o dia e nem à noite.
Eronice Lopes conta que depois que a Prefeitura cancelou o contrato com os vigilantes a situação piorou. “Se não bastasse isso, nem alarme de segurança a escola tem mais. Algo deve ser feito para acabar com este problema de vez, explica.
O presidente da Associações de Moradores de Jardim Bela Vista, Edson Reis, disse que assaltos na escola viraram rotina. “Só no ano passado foram cinco vezes. E este ano já começamos bem com este roubo de ventiladores”, reclama.
A Prefeitura da Serra disse que a Secretaria de Educação da Serra está realizando o atendimento às escolas por ordem de prioridade. Para atender as demandas para realização de melhorias, há um cronograma, que já foi iniciado.
Quanto à vigilância patrimonial, a secretaria prevê a retomada do serviço a partir deste ano.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…