Com uma dívida de água acumulada desde 2002, cujo débito estava beirando os R$ 20 mil, uma moradora de José de Anchieta II na Serra, conseguiu, após procurar a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e Procon-Ales, reduzir em mais de 60% o valor das faturas atrasadas, que caiu de R$ 19.795 para R$ 6.759, quantia que será parcelada em 60 vezes de R$ 109.
Ao procurar atendimento no Procon-Ales, a consumidora contou que a dívida se tornou antiga pelo fato de já existir quando ela ocupou o imóvel, e que, com isso, não teve condições de quitar as contas em atraso, ficando um longo período sem abastecimento de água em sua casa.
Além de ter conseguido reduzir e negociar sua dívida, a moradora também deu entrada no processo de cadastro nas tarifas sociais de água e energia, que dão descontos de até 60%, todo mês, no valor das dívidas.
O deputado Vandinho Leite (PSDB), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor, e que acompanha de perto os trabalhos no Procon-Ales, falou sobre o resultado de mais uma negociação positiva. “Essas conquistas mostram que o trabalho vem sendo feito de maneira correta, garantindo aos consumidores a validade de seus direitos”, afirmou.
O parlamentar ainda aproveitou para ressaltar que a Comissão e o Procon-Ales seguem de portas abertas para atender a população; além disso, os capixabas têm à disposição a “Blitz do Consumidor”, que tem ido aos bairros levando negociação de dívidas e cadastro nas tarifas sociais”, pontuou.
Atendimentos
Para receber atendimento presencial por meio do Procon-Ales, o consumidor pode realizar seu agendamento pelo site da Assembleia, no seguinte endereço: https://procon.al.es.gov.br/procon, escolhendo, em seguida, a opção “Agenda Fácil”. Lá, deverão ser escolhidos a data e o horário do atendimento.